A viúva de Sarepta foi uma senhora que acolheu o profeta Elias, apesar de ser muito pobre. Deus recompensou a viúva de Sarepta por sua hospitalidade e cuidou do filho único dela.
A cidade de Sarepta ficava em Sidom, uma terra pagã a norte de Israel. Elias fugiu para lá porque estava sendo perseguido. O rei de Israel, chamado Acabe, era um homem muito ruim e perseguia os profetas de Deus.
Por causa do pecado de Acabe, o profeta Elias anunciou que não iria chover. Durante três anos não choveu e toda a região passou fome. Elias se escondeu de Acabe, morando junto de um pequeno ribeiro por algum tempo e sendo alimentado por corvos todos os dias. Mas a seca piorou e o ribeiro secou. Por isso, Deus mandou Elias para Sarepta (1 Reis 17:7-9).
Veja aqui: quem foi Acabe?
Elias e a viúva de Sarepta
Quando chegou à porta da cidade de Sarepta, Elias encontrou uma viúva apanhando lenha para fazer fogo. Elias pediu então por um pouco de água e um pedaço de pão (1 Reis 17:10-11). A viúva aceitou trazer a água mas explicou que não tinha pão em casa.
A viúva de Sarepta estava colhendo lenha para sua última refeição! Ela apenas tinha um pouco de farinha e de azeite, o suficiente para fazer um pouco de pão para si e para seu único filho. Depois de comerem o pão, não teriam mais nada para comer nem para comprar comida (1 Reis 17:12). Os dois iriam morrer de fome.
Elias disse para a viúva que ela não precisava ter medo. Se ela fizesse um pouco de pão para ele, a farinha e o azeite não iriam acabar até chegar o fim da seca (1 Reis 17:13-14). Deus iria multiplicar a comida! A viúva de Sarepta creu em Elias e obedeceu. E, como Elias tinha profetizado, a farinha e o azeite não se acabaram. A comida alimentou Elias, a viúva e sua família durante muito tempo.
Veja também a história do profeta Elias.
A ressurreição do filho da viúva
Passado algum tempo, o filho da viúva de Sarepta ficou muito doente e morreu. Então ela veio para Elias e perguntou o que ela tinha feito para merecer isso (1 Reis 17:17-18). Ela tinha ajudado Elias mas agora seu filho estava morto!
Elias pegou no filho da viúva, levou o corpo para seu quarto e orou a Deus. Ele se deitou sobre o menino três vezes, pedindo a Deus para o trazer de volta à vida. Então o menino acordou! Elias levou o menino para sua mãe e a viúva de Sarepta creu em Deus (1 Reis 17:22-24).
A Bíblia não nos conta mais nada sobre o que aconteceu com a viúva de Sarepta. No entanto, podemos ver por esses dois episódios que a vida dela foi completamente transformada. A viúva de Sarepta conheceu o amor e o poder de Deus e recebeu uma nova esperança!