Não há nenhum mandamento na Bíblia que diz como dispor dos mortos. Ser cremado ou enterrado é uma decisão pessoal. Cremação não é necessariamente uma prática pagã.
Cremação é pecado?
Cremação não é pecado. Na Bíblia era mais comum enterrar os mortos, mas não há nenhuma advertência contra a cremação. O rei Saul foi cremado por seus súbditos leais (1 Samuel 31:11-13). Se a cremação fosse pecado ou desrespeito, não teriam feito isso. O rei Davi depois agradeceu a esses homens por sua lealdade com Saul.
Veja aqui mais sobre cremação na Bíblia: o que a Bíblia diz sobre cremação?
O que é melhor: cremar ou enterrar?
Algumas pessoas defendem o enterro como a melhor solução para o crente, porque:
- Era a prática mais normal na Bíblia
- O enterro é um sinal que acreditamos que vamos ressuscitar no fim dos tempos
- A cremação é uma prática comum entre pagãos e ateus, que não acreditam no nosso Deus
Veja aqui: como será a segunda vinda de Jesus?
Quem não vê a cremação como problema aponta que:
- Quando ressuscitarmos, vamos receber novos corpos, não precisando dos corpos velhos
- A Bíblia também não condena o embalsamento de Jacó e José, uma prática comum da religião egípcia, porque não foi feito com o propósito de adorar outros deuses
- Em alguns lugares é mais barato que o enterro, sendo melhor para quem tem pouco dinheiro
A Bíblia não tem nenhum mandamento que obriga ao enterro nem que proíbe a cremação. Por isso, os dois são válidos se a consciência do crente permitir. O mais importante é que seja tudo feito para a glória de Deus.
Atenção: se a cremação não é aceitável na cultura em que você mora, é melhor não ser cremado (Romanos 14:16). Qualquer que seja sua escolha, faça para a glória de Deus e respeite a decisão de outras pessoas.