Existem vários tipos de oração na Bíblia. A oração não precisa ser sempre igual; podemos orar de muitas maneiras para Deus. Orar é falar com Deus. Assim como temos muitas conversas diferentes com nossos amigos, também fazemos muitas orações diferentes, dependendo do contexto.
A primeira distinção que podemos fazer é entre a oração certa e a oração errada. A oração errada é aquela que não está de acordo com a vontade de Deus. Existem alguns tipos de oração que são sempre errados:
- Oração de chantagem – não podemos exigir coisas de Deus, fazendo chantagem, porque Ele não nos deve nada; devemos orar com humildade
- Oração contrária – veja aqui o que a Bíblia diz sobre oração contrária
- Oração mentirosa – Deus sabe quando estamos mentindo, não O podemos enganar; devemos ser sempre honestos com Deus
Deus não fica feliz com esse tipo de oração. Veja aqui mais sobre a atitude correta para orar.
A Bíblia nos mostra vários tipos de oração que podemos fazer. Quanto mais oramos, descobrimos mais tipos de oração. Esses são apenas alguns dos tipos de oração na Bíblia:
1. Oração de louvor e gratidão
Temos muitas razões para louvar e agradecer a Deus. É muito importante lembrar de tudo que Deus é e fez por nós. O louvor é uma forma de expressar gratidão. Através da oração de louvor e gratidão, encontramos alegria em Deus (Salmos 9:1-2).
Veja aqui: o que é louvor?
2. Pedidos
Dependemos de Deus para tudo. Por isso, quando precisamos de alguma coisa, devemos pedir a Deus (Filipenses 4:6). Podemos pedir:
- Sustento – para que Deus forneça aquilo que precisamos na hora certa; mesmo nas horas mais difíceis, Deus ajuda a nos sustentar – Mateus 6:11
- Sabedoria – para entender o que é certo e errado e como agir – Tiago 1:5
- Orientação – para saber que caminho seguir; Deus pode responder a essa oração de muitas formas - descubra aqui: Deus ainda fala hoje?
- Sonhos – para que Ele nos ajude a alcançá-los – Provérbios 16:3
Podemos fazer muitos outros pedidos a Deus além desses. Em tudo devemos primeiro pedir que seja feita a vontade de Deus (Mateus 6:10).
3. Confissão
É muito importante confessar os pecados a Deus, pedindo perdão. Deus sempre perdoa quem se arrepende (1 João 1:9). A oração de confissão liberta do peso do pecado.
4. Intercessão
Orar por outras pessoas faz parte de ser cristão (Efésios 6:18). Outras pessoas precisam de nossas orações por: salvação, cura, libertação, soluções, ajuda, sustento, força... Deus ouve nossas orações e ajuda as pessoas por quem oramos.
Leia também: oração tem poder?
5. Oração em grupo
A oração junto com outros crentes é muito poderosa! Deus gosta de ver a igreja unida (Atos dos Apóstolos 4:31). A oração em grupo acontece quando todos oram juntos pela mesma situação ou um ora e os outros todos concordam.
6. Oração em línguas
Orar em línguas é uma forma de deixar o Espírito Santo guiar nossas orações. Isso é muito bom quando não sabemos como orar em determinada situação. Quem tem esse dom deve usá-lo (1 Coríntios 14:2).
Veja também: o que a Bíblia ensina sobre falar em línguas?
7. Pedido de socorro
Podemos desabafar com Deus. Quando temos problemas, podemos Lhe contar tudo que estamos sentindo e pedir Sua ajuda. Às vezes basta um “Deus, socorro!” O pedido de socorro é a oração do aflito, que confia na ajuda de Deus (Salmos 25:16-17).