A Bíblia fala sobre três tipos principais de jejum de alimentos: o jejum total, o jejum com água e o jejum parcial. Também temos exemplos de abstenção de outras coisas da vida cotidiana, que poderão ser considerados jejum.
O jejum serve para você se aproximar de Deus, colocando suas necessidades espirituais em primeiro lugar. A comunhão com Deus é mais essencial que a própria comida! O jejum ajuda a concentrar um pouco mais nas coisas de Deus.
Na Bíblia encontramos exemplos de alguns tipos de jejum diferentes. Você pode realizar qualquer um desses jejuns, desde que sua saúde permita. Se você tem algum problema de saúde ou está grávida, consulte seu médico antes de realizar um jejum. Lembre-se: Deus não quer que você estrague sua saúde!
1. Jejum total
O jejum total é quando você não come nem bebe nada. Esse tipo de jejum foi praticado por Ester antes de ela falar com o rei da Pérsia para salvar seu povo (Ester 4:15-16). O jejum total deve ser praticado apenas por curtos períodos de tempo (12 horas – 3 dias).
Atenção! Esse é o tipo de jejum mais radical, que não deve ser praticado por mais que dois ou três dias. Passar mais tempo em jejum total poderá causar danos graves à sua saúde e até causar a morte. Seja prudente, ficar doente ou morrer por causa do jejum não glorifica a Deus.
Veja aqui mais sobre o propósito do jejum.
2. Jejum com água
Esse é o tipo de jejum mais comum, em que você não come nada mas bebe água. Jesus provavelmente praticou esse jejum durante seus 40 dias no deserto, antes de começar seu ministério (Mateus 4:1-2). O jejum com água pode ser praticado por períodos de tempo mais longos que o jejum total.
Quando o jejum dura mais que três dias, é bom beber também outros tipos de líquidos, para o corpo não entrar em choque. Limonada ou outros sucos de fruta ou legumes ajudarão a manter a saúde durante um jejum mais prolongado.
3. Jejum parcial
O jejum parcial é quando você elimina apenas alguns alimentos de sua dieta, comendo de forma mais simples. Daniel fez esse tipo de jejum durante três semanas, antes de receber uma visão sobre o futuro (Daniel 10:2-3). O jejum parcial pode durar algumas semanas sem danos para a saúde.
No jejum parcial, você escolhe que tipo de alimento você não vai comer durante algum tempo. Normalmente, é comida gostosa ou especial, para ter uma dieta apenas de sobrevivência, não pelo gosto de comer. Se você tem algum problema de saúde, o jejum parcial é muito mais seguro que o jejum total ou o jejum com água.
Veja também: como fazer o jejum de Daniel?
4. Outros tipos de jejum
A Bíblia também fala de jejum de outros tipos de coisas, que não são alimentos. Em seu jejum parcial, Daniel também não usou perfume e 1 Coríntios 7:5 fala sobre a possibilidade de um casal se abster de relações sexuais para se dedicar mais à oração durante um curto espaço de tempo. No jejum de outras coisas, você pode se abster de qualquer atividade ou hábito para ter mais tempo para Deus.
Se você tem algum problema de saúde, que exige uma dieta rígida, esse tipo de jejum é uma boa alternativa. No entanto, você precisa tomar cuidado para escolher algo que não vai interferir na vida de outras pessoas. Por exemplo, no caso das relações sexuais, esse jejum precisa ter o consentimento do cônjuge.
Leia também sobre como se preparar para o jejum.
Você pode juntar esse tipo de jejum a um jejum de alimentos, se você quiser. Não existem regras rígidas. Quando você decidir jejuar, escolha o tipo de jejum mais adequado para sua situação e adapte-o para tirar o máximo proveito do tempo com Deus.