Tetelestai é uma palavra grega equivalente à expressão "está consumado", "dívida paga" ou "liquidado".
Esta expressão era muito utilizada em recibo de impostos onde a expressão era escrita no documento atestando que a dívida estava paga.
A palavra tetelestai também era comum em documentos penais da antiguidade. Na época de Jesus, os infratores condenados tinham uma espécie de ficha criminal chamada de "escrita de dívida" ou "cédula de dívida". Ao cumprirem a pena imposta, o juiz atualizava o documento riscando todas as dívidas penais no papiro e escrevia no rodapé a expressão tetelestai, dívida paga.
Tetelestai: está consumado!
Jesus, quando estava pregado na cruz, usou a expressão como uma das suas últimas palavras antes de entregar o seu espírito a Deus (João 19:30).
Veja: O que Jesus disse na cruz?
Quando Jesus disse tetelestai, Ele afirmava que a nossa dívida estava paga a partir daquele momento! Ele cumpriu a missão dada pelo Pai e todos os nossos pecados foram apagados do livro da morte, dando a nós a liberdade da vida eterna.
Quando aceitamos a Jesus, já não há mais condenação, pois toda a dívida de sangue foi liquidada por meio de Jesus quando se sacrificou por nós (Romanos 8:1-2).
Na carta de Paulo aos Colossenses, o Apóstolo aborda sobre a liberdade em Cristo e destaca que Jesus "cancelou a escrita de dívida pregando-a na cruz", fazendo alusão ao documento penal e a expressão tetelestai (Colossenses 2:14). Fomos libertos, está consumado!