A Bíblia diz que o corpo do crente é o templo do Espírito Santo porque o Espírito Santo mora dentro de cada pessoa salva. Um templo é um lugar sagrado. Por isso, o corpo merece respeito e cuidado.
Quando alguém se converte, recebe o Espírito Santo dentro de si, que convence, dá fé e ajuda a entender a palavra de Deus. Agora essa pessoa é dedicada a Deus, não ao pecado. Assim como o templo era dedicado ao serviço de Deus, no Antigo Testamento, a vida do crente é dedicada a seguir Jesus. Isso inclui tudo em sua vida, até seu corpo.
1 Coríntios 3:16-17 explica que o corpo do crente é o santuário, ou templo do Espírito Santo. No Antigo Testamento, o santuário era um lugar sagrado, que Deus abençoava com Sua presença. O corpo do cristão é sagrado porque Deus está presente com ele. Quem atenta contra o corpo do crente (contra sua vida), atenta contra Deus.
Veja também: o que é impureza na Bíblia?
O templo do Espírito Santo e a imoralidade sexual
Ser templo do Espírito Santo implica responsabilidade. O crente deve tratar seu corpo com respeito. Pecar contra o corpo é profanar o templo de Deus!
Em 1 Coríntios 6:18-20, esse respeito pelo corpo está diretamente ligado com evitar a imoralidade sexual. A imoralidade sexual é pecado contra o próprio corpo, que deve ser guardado puro. O corpo do crente pertence a Deus e não deve ser profanado com práticas erradas (1 Coríntios 6:15-17).
Veja aqui: o que é imoralidade sexual na Bíblia?
A imoralidade sexual é um ataque muito sério contra o próprio corpo. Além de evitar a imoralidade sexual, o crente deve tentar ser saudável, evitando práticas que claramente podem destruir seu corpo.
Ser templo do Espírito santo é um grande privilégio! Isso mostra o quanto Deus valoriza cada pessoa. Mesmo quando nos sentimos inadequados ou imprestáveis, Deus vê valor em nós e quer viver dentro de nós, nos tornando santos (1 Coríntios 6:11).