O peixe é um símbolo que foi adotado pelos cristãos nos primeiros séculos da igreja, para identificar outros cristãos. As iniciais de uma declaração de fé cristã formam a palavra “peixe” no grego antigo. O peixe não tem um simbolismo especial na Bíblia mas vários episódios do ministério de Jesus envolveram peixe. O peixe era um símbolo muito comum na antiguidade, porque fazia parte da alimentação de muitos povos.
Em grego antigo, a palavra “peixe” era ichthys. Os cristãos usaram a palavra para formar um acróstico, um conjunto de palavras cujas iniciais começam com cada parte de ichthys:
- I - Iesous - Jesus
- Ch - Christous - Cristo
- Th - Theou - Deus
- Y - Yios - Filho
- S - Soter - Salvador
Assim, a expressão significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”. O uso desse acróstico pode ter começado como uma forma de memorizar mais facilmente alguns dos pontos principais da fé cristã sobre Jesus. Ainda hoje, acrósticos são muito usados no ensino.
Com o tempo, por causa desse acróstico, o peixe se tornou um símbolo do cristianismo. De acordo com uma tradição antiga, no tempo da perseguição romana, os cristãos usavam o desenho do peixe para identificar outros cristãos. As pessoas que não eram cristãs não iriam dar importância ao desenho do peixe mas outros cristãos iriam saber que estavam na presença de um irmão em cristo.
O peixe na Bíblia
O peixe era um alimento muito comum na antiguidade. No tempo de Jesus, a pesca era uma parte importante da economia da região da Galileia, onde ele passou grande parte de sua vida. O mar da Galileia produzia muito peixe, que era secado e exportado para outras partes do império romano. Por isso, Jesus usava cenas comuns da pesca para explicar seus ensinamentos (Mateus 13:47-50).
Pelo menos quatro dos apóstolos eram pescadores de profissão: Pedro, André, Tiago e João. Esses quatro tinham uma pequena empresa ou cooperativa de pesca. Quando Jesus os chamou, ele disse que, em vez de serem pescadores de peixe, seriam pescadores de homens.
Das duas vezes que Jesus multiplicou comida, ele multiplicou pão e peixe, que eram dois alimentos básicos da região. Jesus também fez duas vezes o milagre de encher as redes de pescadores com peixes (Lucas 5:4-6). Pedro encontrou uma moeda para pagar o imposto do templo dentro de um peixe, como Jesus tinha predito (Mateus 17:25-27) e, quando Jesus ressuscitou, ele preparou um churrasco de peixe para alguns de seus discípulos.
Veja também: o que Jesus comia?
Um cristão pode usar o símbolo do peixe?
Sim, um cristão pode usar o símbolo do peixe cristão. Mas esse símbolo não oferece proteção nem tem nenhum tipo de poder. É apenas um símbolo e não se deve confiar nele. Isso é superstição e idolatria.
Nenhuma imagem tem poder. Somente Jesus nos salva e protege. O símbolo do peixe pode ser usado como decoração ou forma de se identificar como cristão mas não tem outra função. Se você se sente tentado a usar o peixe como amuleto ou ídolo, é melhor não usar.
Descubra aqui mais: o que a Bíblia diz sobre amuletos?