Na Bíblia exortar significa motivar alguém a seguir Jesus da maneira correta. Assim, dependendo da situação, exortar implica ensinar, aconselhar, consolar ou até repreender.
Exortar significa motivar ou insistir com alguém para fazer algo. A Bíblia nos exorta a seguir Jesus e obedecer a Deus fielmente, sem desistir. A exortação ajuda a manter os olhos fixos no alvo.
Os líderes têm uma responsabilidade especial de exortar a igreja. Como são mais maduros e conhecem mais da palavra de Deus, eles têm autoridade para exortar outros a viver de maneira que agrada a Deus (2 Timóteo 4:1-2). Mas a exortação não é trabalho exclusivo dos líderes.
A Bíblia diz que os crentes devem exortar uns aos outros, para se fortalecerem e crescerem juntos na caminhada cristã (1 Tessalonicenses 5:11). Exortar não é o trabalho de apenas uma ou duas pessoas na igreja; é o trabalho de todos. Precisamos partilhar nossa motivação.
Veja também: por que é importante ir à igreja?
Como exortar meus irmãos?
O objetivo da exortação é ajudar outra pessoa a seguir Jesus fielmente, sem desistir (1 Tessalonicenses 5:14). Isso pode ser feito de muitas maneiras mas o mais importante é o amor. A exortação deve ser feita com amor, e o desejo de ver o bem da pessoa, não para machucar nem forçar.
Também é importante ter respeito. Insultar não é humilhar. Por isso, é bom pedir sabedoria a Deus para dizer a coisa correta para exortar da melhor maneira.
Tendo isso em mente, dependendo da situação, exortar pode tomar muitas formas:
- Ensinar quem é novo na fé a obedecer Jesus
- Aconselhar quem está com dúvidas ou precisa de direção
- Motivar quem está se sentindo deprimido ou desiludido
- Consolar quem está triste ou sofrendo
- Ajudar quem está em dificuldade
- Repreender quem está fazendo coisas erradas e precisa se arrepender
Quem exorta também precisa estar aberto para ser exortado. A exortação ajuda a crescer e ficar mais maduro. Todos precisamos exortar e ser exortados.