Emulação pode ter dois significados diferentes: imitação de alguém que achamos um bom exemplo, ou inveja de alguém que tem algo que nós queremos ter. A Bíblia condena a emulação que é ciumenta. Em outras traduções da Bíblia emulações são traduzidas como ciúmes.
Emulação significa querer ser como outra pessoa. Emulação pode ser uma coisa inofensiva, quando queremos imitar as qualidades de alguém. A Bíblia diz que devemos ser como Jesus, usando sua vida como referência para a nossa (Efésios 5:1-2). O alvo de nossa vida é refletir a glória de Jesus no mundo.
Quando olhamos para a vida de Jesus, encontramos um exemplo maravilhoso de amor ao próximo e dedicação a Deus. Quem ama Jesus tem o desejo de imitar, ou emular, suas atitudes, porque Jesus foi o homem perfeito. Essa é a emulação boa.
O pecado de emulação
Gálatas 5:19-21 lista uma série de obras da carne, que são os frutos de uma vida controlada pelo pecado. Entre esses pecados estão os ciúmes, ou emulações em traduções mais antigas.
Emulação tem um lado ruim. Muitas vezes, queremos imitar outras pessoas, não porque as respeitamos e admiramos, mas porque temos ciúmes. Queremos ter o mesmo sucesso, a mesma fama, a mesma autoridade, a mesma riqueza… Não nos sentimos alegres com o bem dos outros; sentimos inveja.
Veja também: o que Deus diz sobre a inveja?
Por isso, procuramos imitar essas pessoas, lutar contra elas, tomar sua posição. Não ficamos contentes até termos o que achamos que a outra pessoa tem. Isso cria lutas e ódio entre as pessoas (Tiago 4:1-3).
A Bíblia nos ensina a contentar-nos com o que temos, sem cair na inveja. As emulações ciumentas não trazem nada de bom para ninguém. Muitas vidas podem ser destruídas pelo caminho, enquanto buscamos destronar outra pessoa. E, no fim, não vamos encontrar a satisfação que procuramos. A verdadeira satisfação vem de amar uns aos outros e ter alegria em Jesus, independentemente de nossas circunstâncias.