Ser sal da terra e luz do mundo significa ter uma vida que glorifica a Deus e leva outras pessoas a seguir Jesus. As boas obras podem ser muito pequenas, mas têm um efeito muito grande. Todo crente é chamado para ser sal da terra e luz do mundo.
No Sermão da Montanha (Mateus 5-7), Jesus disse aos seus discípulos que eles eram o sal da terra e a luz do mundo. Quando uma pessoa se arrepende de seus pecados e se torna seguidor de Jesus, essa mensagem também se aplica a ela. Jesus explicou o que ser sal da terra e luz do mundo significa:
Significado de sal da terra
Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.
- Mateus 5:13
Jesus disse que somos o sal da terra. A função do sal é dar sabor à comida, mas o sal com muitas impurezas perde sua qualidade. O sal sem sabor é jogado fora porque é inútil.
Além do sabor, o sal tinha uma vasta função de preservação. Nos tempos de Jesus, não existia geladeira, então era usado sal nas carnes para durarem mais tempo. Mas Jesus levanta um aviso severo! Se o sal não cumprir sua função, não servirá para nada, senão para ser jogado fora.
Como ser sal no mundo
Nossa vida deve ser como o sal. Boas ações têm grandes efeitos, por mais pequenas que essas ações sejam. Jesus nos chamou para fazermos a diferença no mundo, através das boas obras. Precisamos salgar o mundo com nossas ações, preservando o mundo do mal.
Sempre que puder, se posicione pelo que é bom, justo e correto! Dessa forma, você estará cumprindo sua função. Quando pedirem para mentir, recuse! Se ver injustiça, faça algo! Ajude os pobres sempre que puder e ore por todos.
Significado de luz do mundo
"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.
Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus."
- Mateus 5:14-16
Jesus também disse que somos a luz do mundo. Quando alguém acende uma vela, não esconde sua luz, mas coloca ela em algum lugar onde pode iluminar a sala toda. Somos a luz do mundo, e quando Jesus disse que é impossível esconder uma cidade no alto de um monte, está dizendo que é inevitável que o mundo veja a nossa luz.
Ser luz do mundo significa que nossas vidas devem iluminar todos à nossa volta. Precisamos deixar que ela brilhe em tudo que fazemos. Lembre-se, o mundo está em trevas escuras, longe de Deus; por isso, quando estamos no mundo, aproximamos Deus das pessoas. Assim elas poderão encontrar o caminho da salvação.
Como ser luz do mundo
A luz que há em nós, não nasce em nosso coração, mas vem de Cristo. Jesus é a verdadeira luz do mundo (João 1:9), por isso, para que você seja luz no mundo, deve crer que Jesus é o seu Salvador e Senhor.
Ser luz no mundo, segundo Jesus, pressupõe que você faz boas obras. Elas não foram feitas para serem escondidas do mundo, mas para serem vistas por todos. Através das nossas boas ações, as pessoas louvarão a Deus, pois fizemos boas coisas.
Veja também: