Vaidade é algo inútil, vazio, falso, sem valor. Hoje em dia vaidade também significa orgulho e ostentação. A vaidade pode ser:
- Inutilidade – tudo que não tem sentido nem valor. Eclesiastes diz que sem Deus tudo é inútil (ou vaidade, em algumas traduções). Deus dá valor e razão à vida. Quando tiramos Deus de nossa vida, o mundo deixa de fazer sentido. Vaidade é a falta de Deus.
- Falsidade – tudo que é enganoso. Há muitas coisas que prometem ser a solução para tudo mas são uma mentira. São como os deuses falsos que a Bíblia condena: parecem sólidos mas são ocos por dentro.
- Idolatria – tudo que toma o lugar de Deus em nossa vida. A Bíblia avisa que idolatria é vaidade, não tem utilidade nenhuma. Nada na criação consegue tomar o lugar do Criador (Isaías 44:6-7).
- Ostentação – colocar você mesmo no lugar de Deus. Não é errado querer se arrumar mas isso não deve ser o mais importante em sua vida. Se sua felicidade toda depende de seu corpo e sua aparência, isso é vaidade.
Descubra mais: vaidade é pecado?
Como evitar a vaidade?
Podemos evitar a vaidade focando em Deus. Quando pomos Deus em primeiro lugar em nossa vida, não há mais lugar para a vaidade. Lembre-se de agradecer a Deus por tudo, até as coisas pequenas.
Para evitar a vaidade, não podemos focar na vaidade. Podemos cair em vaidade tanto por ter orgulho em nosso cuidado com o corpo como por ter orgulho em nossa falta de arrumação. Seu cuidado com a aparência não vai tornar você nem mais justo nem menos justo. Quer você se arrume ou não, faça tudo glorificando a Deus (1 Coríntios 10:31).