O Salmo 90, escrito por Moisés, relata situações da vida que aparentemente não tem solução. Moisés, quando escreveu este salmo, estava passando por momentos complicados no deserto, pois já tinha vivenciado dor e sofrimento. Podemos ler e orar este salmo clamando ao Senhor por segurança, paz, confiança.
Salmo 90 Completo
- SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.
- Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.
- Tu reduzes o homem à destruição; e dizes: Tornai-vos, filhos dos homens.
- Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.
- Tu os levas como uma corrente de água; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce.
- De madrugada floresce e cresce; à tarde corta-se e seca.
- Pois somos consumidos pela tua ira, e pelo teu furor somos angustiados.
- Diante de ti puseste as nossas iniquidades, os nossos pecados ocultos, à luz do teu rosto.
- Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; passamos os nossos anos como um conto que se conta.
- Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando.
- Quem conhece o poder da tua ira? Segundo és tremendo, assim é o teu furor.
- Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.
- Volta-te para nós, Senhor; até quando? Aplaca-te para com os teus servos.
- Farta-nos de madrugada com a tua benignidade, para que nos regozijemos, e nos alegremos todos os nossos dias.
- Alegra-nos pelos dias em que nos afligiste, e pelos anos em que vimos o mal.
- Apareça a tua obra aos teus servos, e a tua glória sobre seus filhos.
- E seja sobre nós a formosura do Senhor nosso Deus, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos. (Salmo 90:1-17 ACF)
Salmo 90 explicado
Os dois primeiros versículos remetem a uma segurança em Deus, pela Sua proteção, de geração em geração. Refúgio está ligado a Deus no sentido de abrigar o Seu povo (Salmos 91:9). Apenas no Senhor é que o povo encontrou paz, segurança e provou da proteção divina. Nós também podemos proclamar que Deus é nossa casa, nosso abrigo, nosso refúgio.
Nos versículos 4 e 5, Moisés parece estar triste ao dizer que a vida é curta demais, apesar de mostrar respeito a Deus. Como Deus é eterno, mil anos para Ele é totalmente diferente da percepção humana.
É uma vida curta e que passa rapidamente, como as águas de uma enchente. O homem apenas floresce como a grama, que, quando chegar o inverno da velhice, murchará; mas ele pode ser destruído por doenças ou desastres. Ainda assim, aprendemos como Moisés que, tudo está nas mãos do Senhor.
Ensina-nos a contar nossos dias para alcançarmos sabedoria remete a reflexão de como a vida é breve. Se queremos aprender a verdadeira sabedoria, então devemos orar pedindo instrução ao Senhor. Esta oração é no sentido que Deus possa nos instruir a avaliar corretamente os dias, avaliar como temos vivido, quais são nossas prioridades como também a certeza que esses dias chegarão ao fim.
Devemos buscar ao Senhor, buscar sabedoria do alto, temer ao Ele, que é o princípio da sabedoria e andar prudentemente. Portanto, o Salmo 90 mostra os aprendizados de Moisés durante sua vida, seus medos e fraquezas, mas também o respeito e reconhecimento que Deus está no controle e andar em segunda Sua vontade vai ser o melhor para nós.
Veja também o Salmo 90 para imprimir e Salmo 91 Completo e comentado.