Ogue foi um rei amorreu muito alto que foi derrotado por Moisés e os israelitas. Ogue era o rei de um lugar chamado Basã, que ficava a leste do rio Jordão, e atacou os israelitas com todo o seu exército. Mas Deus deu vitória a Israel.
Essa foi a segunda grande vitória de Israel depois dos 40 anos no deserto. Primeiro lutaram contra outro rei amorreu, chamado Seom, porque ele não os deixou atravessar sua terra para chegar a Canaã. Quando derrotaram Seom, Ogue os atacou. Mas Deus entregou Ogue e seu exército nas mãos dos israelitas (Deuteronômio 3:1-3). Eles mataram o povo todo e tomaram a terra de Basã. O rei Ogue foi morto durante a batalha. Depois disso, todos os povos de Canaã ficaram com medo dos israelitas (Josué 2:9-10).
Ogue era um gigante?
Sim, Ogue era um gigante, um homem muito alto. A Bíblia diz que sua cama media 4 metros de comprimento! Ogue provavelmente era quase tão alto como sua cama, sendo mais alto que Golias, que tinha cerca de 3 metros (Deuteronômio 3:11).
Ogue era um dos últimos refains, um povo muito forte e alto. Ele não era descendente dos nefilins, os gigantes de Gênesis 6:4. Os nefilins morreram todos no Dilúvio. Os refains eram outro povo, que surgiu depois do Dilúvio (Deuteronômio 2:20-21).
Veja também: o que era um Nefilim segundo a Bíblia?
O que podemos aprender com Ogue?
Ogue era um homem muito poderoso mas Deus o derrotou. Seu tamanho, sua fama e seu exército não o salvaram quando lutou contra o povo de Deus.
Quando Deus está do nosso lado, nada nos pode vencer (Romanos 8:31). Quem está fazendo a vontade não vai ser derrotado, mesmo quando o inimigo ou o obstáculo é muito grande. Não depende da força nem do poder de cada lado. Deus é muito mais poderoso que qualquer força neste mundo.