José do Egito foi um dos doze filhos de Jacó. Ele foi vendido como escravo mas se tornou governador de todo o Egito! Deus usou José para salvar sua família da fome.
José tinha dez irmãos mais velhos e era o favorito de seu pai Jacó. Ele também tinha sonhos proféticos e contou que tinha recebido sonhos que mostravam que ele seria o líder da família. Por causa dessas coisas, seus irmãos o odiavam (Gênesis 37:9-11).
José é traído
Certa vez, quando estavam longe do pai, os irmãos de José o venderam como escravo e fizeram parecer que tinha morrido. José foi levado para o Egito, onde foi vendido a Potifar, o oficial do faraó. Deus abençoou José e ele se tornou o administrador principal dos bens de Potifar (Gênesis 39:3-5).
A esposa de Potifar viu que José era atraente e quis adulterar com ele. Mas José era fiel a Deus e a seu senhor e evitava ficar perto dela (Gênesis 39:8-10). Um dia, quando José fugiu dela, a esposa de Potifar acusou José de a tentar violentar. Por isso, José foi lançado na prisão. Pela segunda vez, José foi traído.
José, governador do Egito
Deus continuou a abençoar José e ele se tornou o administrador da prisão! (Gênesis 39:22-23) Depois de certo tempo, José conversou com dois prisioneiros que estavam tristes porque não entendiam o significado de seus sonhos. José ouviu os sonhos e deu a interpretação: dentro de três dias o copeiro do faraó seria perdoado mas o padeiro do faraó seria executado.
Tudo aconteceu como José tinha predito mas o copeiro do faraó se esqueceu dele. Dois anos depois, o faraó teve sonhos estranhos e o copeiro se lembrou de José. O faraó tinha visto sete vacas magras comendo sete vacas gordas e sete espigas de trigo ruins matando sete espigas boas. José explicou que isso significava que os próximos sete anos seriam de fartura mas os sete a seguir seriam de grande fome (Gênesis 41:28-30).
José aconselhou o faraó a guardar alimentos para preparar para os anos de fome. O faraó, impressionado com a sabedoria de José, o nomeou governador de todo o Egito! Somente o faraó estava acima de José (Gênesis 41:38-40).
José e seus irmãos
José prosperou como governador e preparou o Egito, recolhendo comida. Quando chegaram os anos de fome, José começou a vender o trigo aos egípcios e a pessoas de outros povos (Gênesis 41:53-54). A família de José em Canaã também foi afetada e seus irmãos foram para o Egito para comprar comida.
José viu seus irmãos, que não o reconheceram e os acusou de serem espiões. Ele prendeu um dos irmãos e mandou os outros buscar seu irmão mais novo, Benjamim (Gênesis 42:19-21). Jacó não quis que o jovem fosse mas por fim a fome era tanta que o deixou ir.
Veja também a história de Jacó.
Quando voltaram, José montou uma armadilha e fez Benjamim parecer um ladrão. Diante da ameaça de perder Benjamim, os irmãos de José confessaram seu pecado. Então José revelou sua identidade e os perdoou! - Gênesis 45:4-5
José trouxe seu pai e toda sua família para o Egito, onde prosperaram e ficaram 400 anos. José reconheceu a ação de Deus em sua vida e nunca se vingou (Gênesis 50:19-21). Deus usou tudo que tinha acontecido a José para salvar sua família!