João na Ilha de Patmos (Estudo Bíblico)

João de Patmos provavelmente era João, um dos 12 apóstolos. Patmos é uma ilha no mar Mediterrâneo, onde João foi exilado por causa do evangelho. De acordo com a tradição mais antiga, João de Patmos é o apóstolo João.

Patmos é uma ilha muito pequena, onde os romanos exilavam algumas pessoas. Pouca gente morava lá e só teriam contato com o resto do mundo quando um navio parava no único porto da ilha. Em Apocalipse 1:9, João disse que estava em Patmos por causa da palavra de Deus. Seu testemunho provavelmente tinha irritado alguém e ele foi exilado para a ilha.

As fontes mais antigas dizem que foi o apóstolo João que escreveu o Apocalipse em sua velhice. Também há outras evidências do próprio livro:

  • A autoridade – o autor escreveu para várias igrejas com a autoridade de um líder reconhecido; Jesus não teria entregado uma revelação tão importante a uma pessoa que não seria reconhecida pela igreja – Apocalipse 1:1-2
  • Os temas – tanto o livro de Apocalipse como o evangelho de João falam sobre a divindade de Jesus e o contraste entre o bem e o mal
  • Os símbolos – o livro de Apocalipse usa muitos símbolos, indicando que foi escrito por um judeu que conhecia bem as Escrituras; o apóstolo João era judeu

O livro de Apocalipse foi reconhecido como sendo de inspiração divina em boa parte porque foi escrito por um dos apóstolos. João foi ensinado diretamente por Jesus quando ele estava na terra. Uma visão de outra pessoa que não tivesse a autoridade de um apóstolo provavelmente não seria tão bem aceite como verdade.

Veja aqui: quem foi o discípulo amado?

Havia outro João?

João era um nome muito comum. Muitos homens se chamavam João nesse tempo. Como as pessoas só tinham um nome, para fazer distinção entre duas pessoas com o mesmo nome, muita vezes acrescentavam um título, como a profissão ou uma caraterística física.

Dentro da igreja primitiva, só havia um homem conhecido apenas como João que era líder conhecido. Esse era João, o apóstolo. Se João de Patmos não fosse o apóstolo João, ele teria se identificado com um título, para fazer distinção.