Os nicolaítas eram os seguidores de uma heresia que se tinha infiltrado na igreja primitiva. No livro de Apocalipse, Jesus condenou as práticas dos nicolaítas e avisou seu povo a não seguir nos seus erros.
A Bíblia não explica quem eram os nicolaítas nem nos diz em que acreditavam. Apenas diz que suas práticas eram detestáveis para Deus. O problema era tão sério que uma igreja, onde seu ensino se tinha infiltrado, corria o risco de ser destruída!
O nome da maioria dos partidos religiosos, das seitas e das heresias vinha de seu fundador ou de alguém que serviu de inspiração para o grupo. Por isso, os nicolaítas provavelmente tiraram seu nome de alguém chamado Nicolau.
Algumas tradições afirmam que o fundador da heresia foi Nicolau, um dos sete homens escolhidos pela igreja para servir, com Estêvão (Atos dos Apóstolos 6:3-5). No entanto, outras tradições mais antigas negam essa associação. Considerando a ótima reputação de Nicolau e seus companheiros na Bíblia, é pouco provável que ele tenha sido o fundador dessa seita detestável. Os nicolaítas podem ter usado seu nome para dar mais credibilidade ao grupo ou podem ter sido fundados por outro Nicolau.
Quais eram as práticas detestáveis dos nicolaítas
A Bíblia não diz quais eram os pecados dos nicolaítas, mas sua influência na igreja era um perigo. Eles estavam presentes em pelo menos duas cidades: Éfeso e Pérgamo. A igreja de Éfeso lutava contra seu ensino (Apocalipse 2:6) mas a igreja de Pérgamo não. Por causa disso, essa igreja estava em apuros.
A igreja de Pérgamo tinha um problema com idolatria. Apocalipse 2:14-15 mostra que os crentes estavam caindo nos mesmos erros que o povo de Israel no deserto, muitos séculos antes. Um homem chamado Balaão tinha induzido o povo de Israel a cometer idolatria e imoralidade sexual. Agora alguns cristãos estavam participando de festas idólatras e promovendo a imoralidade! Além disso, ainda toleravam os nicolaítas.
As práticas dos nicolaítas podem ter alguma ligação com os pecados dos seguidores de Balaão, de idolatria e imoralidade. Seus ensinos podem ter reforçado as práticas desse outro grupo. Ou então, os pecados dos nicolaítas podem ter sido outros, mas estavam piorando a confusão espiritual que se vivia na igreja de Pérgamo.
Descubra aqui: quem foi Balaão?