Melquisedeque era um rei e sacerdote de Deus no tempo de Abraão. Ele abençoou Abraão e recebeu dízimo dele. Melquisedeque significa “rei de justiça”. No Novo Testamento, Jesus é comparado com Melquisedeque, porque também é sacerdote.
Melquisedeque e Abraão
Certa vez Abraão foi lutar contra alguns reis que tinham capturado seu sobrinho Ló. Depois de derrotar os reis e salvar Ló, o sacerdote Melquisedeque veio ao seu encontro com pão e vinho e o abençoou. De seguida, Abraão lhe deu o dízimo de todos os despojos (Gênesis 14:18-20).
Tudo que sabemos sobre a vida de Melquisedeque vem desse episódio:
- Era rei de Salém – Salém significa “paz” e provavelmente era uma cidade
- Era sacerdote de Deus – Abraão não era a única pessoa que adorava o Deus verdadeiro nessa altura
- Abraão reconheceu sua autoridade – quando lhe deu o dízimo, Abraão reconheceu Melquisedeque como sacerdote legítimo
Jesus e Melquisedeque
No Salmos 110:4, Deus prometeu trazer um novo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. Esse sacerdote é Jesus. Em Hebreus 7 Jesus é comparado com Melquisedeque. Tal como Melquisedeque, Jesus:
- Não era da linhagem de Levi – segundo a Lei de Moisés, apenas os levitas podiam servir como sacerdotes; a Bíblia não nos conta a genealogia de Melquisedeque mas ele não era levita, porque Levi ainda não tinha nascido; Jesus era da linhagem de Judá, uma tribo que não tinha sacerdotes – Hebreus 7:14-16
- Está acima de Abraão – Abraão reconheceu Melquisedeque como seu superior; Jesus é superior a Abraão porque é Deus
Melquisedeque não era Jesus, apenas tinha semelhanças. Ele serviu como símbolo da vinda de Jesus. Jesus é nosso rei e sacerdote, que veio para trazer justiça e paz.