O arcanjo Miguel é um dos príncipes supremos entre os anjos. Ele é um anjo guerreiro, que luta contra o diabo e defende o povo de Deus. A Bíblia fala pouco sobre o arcanjo Miguel.
Em 4 das 5 vezes que ele aparece na Bíblia, sabemos que Miguel é um arcanjo – um príncipe entre os anjos, ou anjo principal. Ele tem mais poder que alguns anjos e ajuda a lutar contra os elementos mais poderosos do exército de satanás. Miguel é um grande guerreiro e defende o povo de Deus.
As 5 aparições do arcanjo Miguel na Bíblia
- Daniel 10:13 – um anjo apareceu ao profeta Daniel em uma visão e lhe explicou que só não tinha chegado mais cedo porque o príncipe da Pérsia (um agente de satanás) o impediu. Mas quando o arcanjo Miguel chegou e o ajudou, ele conseguiu chegar a Daniel. Veja aqui: quem é o anjo Gabriel.
- Daniel 10:20-21; Daniel 11:1 - Miguel ajudou a lutar contra o príncipe da Pérsia e da Grécia e tinha recebido ajuda do anjo da visão de Daniel
- Daniel 12:1 – o arcanjo Miguel virá no fim dos tempos e terá um papel importante que não é explicado
- Judas 1:9 – o arcanjo Miguel entrou em uma disputa com o diabo pelo corpo de Moisés quando ele morreu. Nessa disputa Miguel mostrou sabedoria ao não entrar em difamações, mas deixou a repreensão para Deus
- Apocalipse 12:7-9 – esta visão fala sobre uma grande batalha nos céus entre o exército dos anjos de Deus, liderado por Miguel, e o exército de satanás. Satanás perdeu e foi lançado à terra. Essa batalha não é a mesma que a grande batalha final quando o diabo será lançado no lago de fogo
Veja também: o que é um arcanjo.
O arcanjo Miguel é Jesus?
A Bíblia não diz que o arcanjo Miguel é Jesus. Na verdade, o arcanjo Miguel aparece tão pouco na Bíblia que é impossível encontrar uma associação clara com Jesus. Será mais sensato acreditar naquilo que a Bíblia diz que Miguel é: um anjo poderoso.
Quem acredita que o arcanjo Miguel é Jesus diz que:
- Ele tem as mesmas funções que Jesus – proteger o povo de Deus, liderar a luta celestial contra as forças do diabo.
- Ele é o único arcanjo – na Bíblia não aparece nenhuma outra referência a um arcanjo, então Miguel deve ser o único, o príncipe supremo; Jesus é o Príncipe supremo sobre todos os servos de Deus.
- Jesus voltará quando soar a voz do arcanjo – essa voz poderá ser a voz do próprio Jesus – 1 Tessalonicenses 4:16.
Quem acredita que o arcanjo Miguel é distinto de Jesus diz que:
- Miguel não é Deus – Jesus é Deus; Miguel, enquanto disputava com o diabo, disse “o Senhor o repreenda”, implicando que ele não era o Senhor.
- Jesus é distinto dos anjos – o primeiro capítulo de Hebreus deixa bem claro que Jesus está muito acima dos anjos, ele não é apenas um anjo supremo. Leia aqui: Jesus é Deus?
- A Bíblia fala pouco sobre os anjos em geral – só porque não fala sobre outros arcanjos não significa que não existam; Daniel 10:13 diz que Miguel é um dos príncipes supremos, não é o único.
Seja como for, não devemos orar para o arcanjo Miguel. A Bíblia proíbe a adoração a anjos. O nome que tem todo poder é o nome de Jesus (Colossenses 3:17).
Veja também: