Significa que o batismo não é necessário para a salvação! Pode parecer que o texto diz ser necessário o batismo para o crente ser salvo, mas o que este versículo nos ensina, de fato, é que para obter a salvação é necessário fé! Por exemplo, temos alguns versículos que fazem menção onde apenas crer ou ter fé é necessário (1 João 5:13; João 5:24; João 3:18; João 12:44; João 20:31).
E se não for batizado?
Quando lemos a primeira parte deste versículo (Marcos 16:16) podemos, a principio, pensar logo: o que acontece se não for batizado? Bem, ao lermos o texto podemos ter a impressão que, sem o batismo não seremos salvos, que não há nenhuma chance de salvação.
Interessante é que, quando Jesus estava na cruz, havia um ladrão que também estava lá para ser morto e, ele ouviu Jesus e creu, teve fé! Ao crer em Jesus e ao ouvir as palavras “hoje você estará comigo no paraíso” (Lucas 23:43), esse ladrão foi salvo, portanto, o batismo não está diretamente ligado à salvação.
Então, o batismo por si só não salva ninguém, assim como levantar a mão em um culto ou grupo caseiro, ou ainda recitar uma oração, não nos salva. Somos salvos pela graça mediante a fé (Efésios 2:8-9).
Mas então o que é batismo e tem ligação com a salvação?
O batismo é um ato público, demonstrando a fé professa às pessoas, pois algo mudou na vida daquela pessoa.
“se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação” (Romanos 10:9-10).
Neste versículo podemos entender que, para a salvação, é necessário crer de coração em Jesus. Aqui não há indicação que o ato do batismo esteja diretamente ligado com a salvação.
O batismo seria uma expressão pública a fim de mostrar uma decisão e experiência pessoal. É a manifestação da fé professada em Jesus, como Senhor de sua vida. É afirmar publicamente que, a pessoa quer ser discípulo de Jesus, aprender com Ele e, consequentemente, assumir uma posição na frente de todos de que é um seguidor de Jesus.
Portanto, no momento em que a pessoa crê (João 5:24), ela tem a promessa da vida eterna e, isso vem antes da pessoa ser batizada.
O que a Biblia diz sobre batismo
Salvos pela fé
Podemos perceber, na Bíblia, alguns trechos que falam de ser salvo pela fé. No Antigo Testamento, homens como Abraão, Jacó, Davi, Salomão não foram batizados, porém foram salvos. E, no Novo Testamento, um exemplo interessante é de Cornélio, que foi salvo e não fora batizado (Atos dos Apóstolos 10:44-46).
Não temos evidências bíblicas que, alguém que ainda não foi batizado não seja salvo.
O que temos evidências bíblicas de que, qualquer pessoa tem acesso às promessas e bênçãos do Senhor, especificamente da salvação, a partir do momento em que crê, tem fé:
- João 1:12
- João 3:16
- João 5:24
- João 6:47
- João 20:31
- Atos dos Apóstolos 10:43
- Atos dos Apóstolos 13:39
- Atos dos Apóstolos 16:31)
Quem crer
Em Romanos 10:9, o que está implícito é uma fé ativa (“se creres”), presente e não um momento no passado. Numa tradução mais perto do original grego, a ideia central é aqueles que continuam acreditando.
Não somos salvos pelas obras ou por nosso próprio mérito ou obras próprias. A salvação é nos dada, por meio da graça do Senhor, uma dádiva ao alcance de qualquer pessoa que creia em Jesus como Senhor, Salvador, o Filho de Deus.
Em linhas gerais, podemos dizer que as duas chaves para a salvação são: A fé e a graça. O batismo apenas reconhece e professa o que acreditamos.