A Santa Ceia (ou Santa Ceia do Senhor) representa o sacrifício de Jesus por nós na cruz. Jesus mandou tomar a Ceia para lembrar o que Ele fez por nós. Quem toma a Ceia do Senhor está mostrando que aceitou o sacrifício de Jesus pelos seus pecados.
É fácil esquecer a graça de Jesus no cotidiano. A Santa Ceia é um momento para lembrar que Ele morreu por você. É um tempo para refletir, examinando a si mesmo, se arrependendo e agradecendo pelo sacrifício de Cristo.
Versículos sobre a Ceia do Senhor:
“Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês”
(Lucas 22:19-20)
“Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha”
(1 Coríntios 11:26)
“Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo”
(Apocalipse 3:20)
“Jesus lhes disse: “Eu digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos. Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa”
(João 6:53-57)
“Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”
(João 6:51)
“Pessoas virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e ocuparão os seus lugares à mesa no Reino de Deus. De fato, há últimos que serão primeiros e primeiros que serão últimos”
(Lucas 13:29-30)
“Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. Examine-se cada um a si mesmo e então coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor come e bebe para sua própria condenação. Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram”
(1 Coríntios 11:27-30)
“Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor, porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga. Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou desprezam a igreja de Deus e humilham os que nada têm? Que direi? Eu os elogiarei por isso? Certamente que não”
(1 Coríntios 11:20-22)
“Vocês não podem beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios; não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios”
(1 Coríntios 10:21)
“Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para comer, esperem uns pelos outros. Se alguém estiver com fome, coma em casa, para que, quando vocês se reunirem, isso não resulte em condenação. Quanto ao mais, quando eu for darei instruções a vocês”
(1 Coríntios 11:33-34)
Símbolos da Ceia do Senhor
Os símbolos da Ceia do Senhor são o pão e o vinho. Jesus usou coisas simples e básicas da alimentação, para representar a necessidade comum que todos têm da Sua graça e amor. A Ceia não deve ser um ritual muito complicado nem excludente, pois é figura daquele que se entregou (corpo e sangue) para salvação do mundo.
O pão e o vinho não se tornam mesmo na carne e no sangue de Jesus, são só símbolos. O importante não é a comida em si, mas o que ela representa.
- Pão – Jesus disse que o pão simboliza Seu corpo, que foi partido por nós. Na cruz, Ele sofreu toda a dor, miséria e punição que os nossos pecados mereciam. Tudo por amor a nós. Tal como o pão (maná) que sustentou o povo no deserto, Jesus veio para nos dar vida eterna com Deus (Lucas 22:19).
- Vinho – representa a nova aliança entre Deus e seu povo. No Velho Testamento, uma aliança era selada com um sacrifício, onde o sangue de um animal era derramado. O sangue de Jesus, que foi derramado quando morreu, ao mesmo tempo pagou nossos pecados e estabeleceu uma nova aliança entre nós e Deus (Lucas 22:20).
Quando você come o pão e bebe o vinho, você mostra ao mundo que Cristo morreu por você (1 Coríntios 11:26). O sacrifício de Jesus pagou o preço por seus pecados e agora Ele vive dentro de você. Simbolicamente, é como se você tivesse morrido na cruz e ressuscitado com Jesus.
Atenção: Jesus não deu indicações específicas sobre o tipo de pão ou vinho que se deve usar, nem os tamanhos das porções, nem a melhor forma de partilhar e comer a comida, nem a frequência com que se deve tomar. Tudo isso é secundário e fica ao critério de cada igreja como fazer. O mais importante é o que a Ceia representa, não a forma exata como se toma.
Quem pode tomar a Ceia?
Se você aceitou Jesus como seu Senhor e Salvador, você pode tomar a Ceia. É importante compreender o que Jesus fez por você, a Ceia é para quem é salvo. Não tem sentido tomar se você não acredita ou não aceitou Jesus, porque a Ceia é mostrar que você já aceitou Jesus. Tomar sem crer é desrespeitar Jesus; a Bíblia diz que é errado. Por isso, é importante se examinar antes de tomar a Ceia.
Leia mais aqui: quem pode tomar a Santa Ceia?
Quem estava com Jesus na última Ceia?
Conforme o relato nos evangelhos, na última ceia, Jesus se põe à mesa com os apóstolos (Lucas 22:14). Mateus e Marcos reforçam: "Ele pôs-se à mesa com os Doze" (Mateus 26:20; Marcos 14:17).
Veja também: Quando devemos celebrar a Ceia?