O pecado de Ananias e Safira foi mentir para o Espírito Santo. Eles fizeram uma oferta para a igreja mas mentiram sobre o dinheiro que deram. Deus os castigou pela mentira, não por reterem parte do dinheiro.
A história de Ananias e Safira
Ananias e Safira faziam parte da igreja primitiva em Jerusalém. No início da igreja, muitos crentes com mais posses venderam propriedades que tinham e deram o dinheiro para sustentar a igreja. Por causa dessa generosidade, os membros mais pobres da igreja não passavam necessidade (Atos dos Apóstolos 4:32-35).
Veja também: como era a igreja primitiva?
Um dia, Ananias e Safira decidiram vender uma propriedade que tinham e guardar uma parte do lucro. Com o consentimento da esposa, Ananias levou o resto do dinheiro aos apóstolos mas fingiu que tinha dado tudo que tinha recebido. Porém, Deus revelou a mentira a Pedro.
Pedro repreendeu Ananias por ter mentido. O dinheiro era dele e ele poderia ter feito qualquer coisa com ela. Ananias não tinha a obrigação de dar o dinheiro todo à igreja. Ele não precisava mentir (Atos dos Apóstolos 5:3-4).
Assim que ouviu a repreensão, Ananias caiu morto! Seu corpo foi retirado e sepultado logo. Três horas depois, Safira chegou, sem saber que o marido estava morto. Pedro lhe perguntou se o dinheiro que tinham dado era o preço todo da propriedade e Safira respondeu que sim.
Pedro repreendeu Safira por ter mentido com seu marido e a informou que Ananias estava morto. Pedro contou a Safira que as mesmas pessoas que tinham acabado de sepultar seu marido também a iriam sepultar. Nesse momento Safira também caiu morta! Por causa desse acontecimento, todos ficaram com grande temor de Deus (Atos dos Apóstolos 5:9-11).
Por que Ananias e Safira receberam um castigo tão severo?
Ananias e Safira foram castigados tão severamente porque seu pecado foi muito grave. Não foi “somente” uma mentira. Debaixo da influência de satanás, Ananias e Safira mentiram para Deus.
Veja aqui: o que Deus diz na Bíblia sobre a mentira?
O diabo é o pai da mentira (João 8:44). Ele usa a mentira para induzir ao pecado e nos destruir. A mentira é muito perigosa. Jesus veio para nos libertar através da verdade (João 8:32).
Ananias e Safira queriam enganar o povo de Deus mas na verdade estavam mentindo para Deus. A Bíblia diz que quem faz alguma coisa contra o povo de Deus, o faz a Deus (Mateus 25:40). Ananias e Safira morreram como exemplo, para mostrar que Deus é misericordioso mas também é justo e castiga quem tenta enganar Seu povo. Deus não tolera as obras do diabo dentro da igreja.