O verdadeiro significado do Natal é o nascimento de Jesus Cristo. Natal significa nascimento. O nascimento de Jesus foi um evento muito importante para todos nós.
O Natal é a data oficial em que a maioria dos cristãos celebra o nascimento de Jesus. A vinda de Jesus à terra foi importante porque nos deu a salvação. Ao se tornar um homem, Deus mostrou que Ele se preocupa conosco. O sacrifício de Jesus na cruz e sua ressurreição não teriam sido possíveis se ele não tivesse nascido como um homem.
A palavra Natal vem de "nascimento". Não se sabe a data exata quando Jesus nasceu. O dia 25 de dezembro é apenas uma data escolhida para lembrar o nascimento de Jesus todos os anos. Em alguns países, o Natal é celebrado dia 6 de janeiro.
A maioria dos símbolos e das tradições de Natal nos lembram de seu significado:
- Presentes – lembram que Jesus foi o maior presente que Deus deu ao mundo – João 3:16
- Presépio – conta a história do nascimento de Jesus por imagens
- Estrela – representa a estrela que guiou os magos até Jesus em Belém
- Família – Jesus nasceu dentro de uma família, como todos nós; agora somos todos parte da família de Deus – 1 João 3:1
A importância do nascimento de Jesus
A história do nascimento de Jesus é relatada nos evangelhos de Mateus e Lucas. Esse foi um evento importante, porque marcou o início de nossa salvação e cumpriu várias profecias do Antigo Testamento sobre o nascimento do Salvador do mundo e sua vitória sobre satanás (Gênesis 3:15) Este lhe ferirás e cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar. No Natal lembramos a forma como Jesus nasceu, que nos ensina mais sobre sua identidade e seu ministério:
- De uma virgem – Jesus foi concebido milagrosamente, isso significa que ele não era apenas um homem; também era Deus – Lucas 1:34-35
- Num estábulo – Jesus nasceu em condição humilde, não como rei mas em condição de servo em forma humana (Filipenses 2:7)
- Dentro de uma família – Jesus teve uma vida humana normal, com pai e mãe, como nós
- Adorado – mesmo sendo bebê, algumas pessoas o reconheceram como o Salvador do mundo – Mateus 2:11
- Perseguido – outras pessoas rejeitaram Jesus e quiseram destruir o propósito de Deus, mas não conseguiram – Mateus 2:13
O Natal é uma festa pagã?
Não, o Natal não é uma festa pagã. O Natal é uma festa cristã. O Natal hoje não tem um significado pagão. Mesmo com todo o enfoque no consumismo e na “magia do Natal”, o Natal originou-se do nascimento de Jesus e mesmo com o desvio de alguns para o foco comercial, continua a ser principalmente sobre a vinda de Jesus ao mundo.
Assim como a cruz, que antigamente era um símbolo de tortura e maldição e se tornou num símbolo de esperança e salvação, o Natal ainda que tenha tido alguns acréscimos pagãos ao longo da história, o seu verdadeiro sentido continua sendo Jesus Cristo.
Da mesma forma, o Natal, que é uma festa cristã, pode se tornar numa festa pagã, se esquecermos seu real significado: o nascimento de Jesus. Podemos aproveitar o Natal para agradecer a Deus pelo grande presente que é Jesus (1 Coríntios 15:57).
O cristão deve focar a sua celebração na vinda e presença de Jesus, o Deus conosco.
O importante é viver o Natal na presença de Jesus. Lembre-se de Jesus e celebre-O neste Natal.
Sobre Natal, leia mais: