Na Bíblia presbítero significa uma pessoa mais madura, que cuida da igreja. Os presbíteros eram líderes na igreja, ensinando e mantendo tudo em ordem. Eles tinham autoridade na igreja.
Presbítero significa o mesmo que ancião – uma pessoa mais velha, respeitada por sua idade e sabedoria. Um presbítero era alguém com maturidade suficiente para liderar uma igreja de forma sensata. Não havia uma distinção clara entre presbítero e pastor.
Os apóstolos eram considerados presbíteros porque cuidavam da igreja, junto com os outros líderes que formaram. Havia presbíteros em cada igreja, para orientar os outros fiéis. Algumas funções dos presbíteros eram:
- Pregar e ensinar – transmitir e explicar a Palavra de Deus, para que todos crescessem – 1 Timóteo 5:17-18
- Resolver questões difíceis – debater temas controversos e juntos tomar decisões – Atos dos Apóstolos 15:2
- Orar pelos doentes – ungindo com óleo e pedindo por cura – Tiago 5:14-15
- Pastorear – orientar e aconselhar os fiéis, para os fortalecer, mantendo a disciplina – 1 Pedro 5:1-2
Os presbíteros tinham autoridade e mereciam o respeito da congregação (Hebreus 13:17). O trabalho de um líder na igreja nunca é fácil. Seu objetivo não era ser “ditadores” mas liderar pelo exemplo e com sabedoria.
Leia aqui: o que é um pastor? Qual é a função de um pastor?
Quais eram os requisitos para ser presbítero?
O requisito principal para ser presbítero era ter maturidade suficiente. Maturidade é diferente de idade. Uma pessoa muito idosa, com muitos anos na igreja pode não ser madura. Espiritualmente, pode ser uma criança. O contrário também pode acontecer – um jovem muito maduro, como Timóteo.
A Bíblia tem algumas recomendações para decidir se alguém deve ser presbítero:
- Ser cristão – uma pessoa salva, com amor verdadeiro por Jesus
- Não ser novo convertido – pessoas novas na fé precisam aprender e ganhar experiência primeiro – 1 Timóteo 3:6
- Liderar bem sua família – se não conseguisse manter a casa em ordem, não iria conseguir cuidar da igreja – 1 Timóteo 3:4-5
- Ser sóbrio – não caindo em excessos vergonhosos – 1 Timóteo 3:2-3
- Ter boa reputação – ser conhecido por fazer o bem e não o mal – Tito 1:8-9
Essas são apenas sugestões para ajudar a decidir se a pessoa tem maturidade suficiente. Uma pessoa podia ser presbítero sem preencher todos esses requisitos. Bastava que sua vida revelasse fé e maturidade.
Veja também: pastor deve receber salário?
O que significa presbítero na atualidade?
Hoje em dia, a definição de presbítero varia de igreja para igreja. Mas, em geral, presbítero significa alguém com certa maturidade espiritual, com responsabilidade e autoridade na igreja.