Getsêmani significa “lagar de azeite”. O Getsêmani era um jardim onde Jesus e seus discípulos se reuniam. Também foi o lugar onde Jesus orou antes de ser preso.
O jardim do Getsêmani era um olival no monte das oliveiras, perto da cidade de Jerusalém. Jesus e seus discípulos gostavam de se reunir nessa zona. Depois da Última Ceia, Jesus foi para o Getsêmani para orar com seus discípulos, se preparando para o sofrimento que estava prestes a suportar (Mateus 26:36).
Veja também: o que Jesus disse na Última Ceia?
Jesus no Getsêmani
Deixando os outros discípulos a certa distância, Jesus levou seus discípulos mais próximos – Pedro, Tiago e João – para orar com ele. Jesus ficou muito angustiado com o que sabia que estava para acontecer e pediu que vigiassem com ele. Indo um pouco adiante sozinho, Jesus orou pedindo ao Pai para o livrar da cruz. Mesmo assim, Jesus submeteu sua vontade à vontade de Deus (Lucas 22:41-42).
Voltando aos discípulos, Jesus os encontrou dormindo! Então ele os avisou a ficarem alertas, para não caírem em tentação nessa hora difícil (Marcos 14:37-38). Então ele voltou a orar sozinho mais duas vezes. Em cada vez, ele voltou e encontrou os discípulos dormindo. Sua angústia era muito grande mas seus discípulos não estavam entendendo.
Depois do terceiro tempo de oração, Jesus acordou os discípulos e avisou que estava na hora. Judas e os soldados chegaram e prenderam Jesus no Getsêmani. Pedro atacou um deles com uma espada mas Jesus o impediu de começar uma luta. Ele sabia que isso precisava acontecer. Jesus curou o homem ferido e foi levado para ser julgado e morto (Lucas 22:49-51).
Veja aqui mais sobre o último milagre de Jesus.
O que podemos aprender com Jesus no Getsêmani?
No Getsêmani, Jesus mostrou seu lado humano e como podemos enfrentar as maiores dificuldades. Com o sofrimento de Jesus no Getsêmani, aprendemos:
- O valor da honestidade – Jesus não escondeu de Deus seu desespero nem fingiu que estava tudo bem; quando somos honestos com Deus, Ele nos ajuda
- A importância da vontade de Deus – mesmo não querendo sofrer, Jesus decidiu fazer a vontade de Deus; os planos de Deus são maiores que os nossos e devemos submeter nossa vontade à vontade dele
- O poder da oração – depois de orar no Getsêmani, Jesus ficou fortalecido e preparado para enfrentar tudo que veio a seguir; orar e ter comunhão com Deus nos dá força quando estamos fracos e enfrentamos situações difíceis
Leia aqui mais sobre a oração de Jesus no Getsêmani.