A Bíblia diz que o sentido da vida está em Deus. Ele nos criou para O louvarmos e termos um relacionamento com Ele. Por meio de Jesus, encontramos sentido para a vida. Deus é o Criador da vida; por isso, é Ele quem dá sentido à vida. Deus nos criou para Seu louvor e glória. Ele nos formou de maneira especial, para mostrar Sua glória e Seu amor através de nós. Esse é o grande sentido da vida.
O propósito de Deus era que nós, os primeiros a confiar em Cristo, louvássemos a Deus e lhe déssemos glória.
- Efésios 1:12
A única coisa que pode preencher o vazio da vida é um relacionamento com Deus. Em Deus encontramos paz, satisfação e felicidade. Nada mais pode dar verdadeiro sentido à vida. O amor de Deus dá sentido à vida.
Conhecer a Deus através de Jesus Cristo
Para sentir a plenitude da nossa existência, precisamos ter Jesus em nossos corações. Cristo veio para podermos voltar a ter um relacionamento com Deus. Na cruz Ele levou o castigo pelos pecados. Agora quem se arrepende de seus pecados e aceita Jesus como seu salvador volta a estar unido com Deus. A vida ganha sentido e você pode se sentir completo!
⁶ E agora, assim como aceitaram Cristo Jesus como Senhor, continuem a segui-lo.
⁷ Aprofundem nele suas raízes e sobre ele edifiquem sua vida. Então sua fé se fortalecerá na verdade que lhes foi ensinada, e vocês transbordarão de gratidão.
⁸ Não permitam que outros os escravizem com filosofias vazias e invenções enganosas provenientes do raciocínio humano, com base nos princípios espirituais deste mundo, e não em Cristo.
⁹ Pois nele habita em corpo humano toda a plenitude de Deus.
¹⁰ Portanto, porque estão nele, o cabeça de todo governante e autoridade, vocês também estão completos.- Colossenses 2:6-10
Em Deus você se sentirá completo, pois Nele está a fonte de toda a vida (Salmos 36:9). Ele nos fez, nos amou, e deseja relacionar-se conosco, numa aliança que envolve amor, confiança e entrega sincera. Jesus nos convida a confiar no Senhor e não temer o futuro, pois Ele cuida dos passarinhos, quanto mais sustentará as nossas vidas:
Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? Entretanto, Deus não se esquece de nenhum deles.
Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não temam! Vocês valem bem mais do que muitos pardais.- Lucas 12:6-7
Quando buscamos primeiramente o Reino de Deus, Ele nos supre com todas as outras coisas; é surpreendente! Quando reconhecemos o amor de Deus, a vida passa a ter um sentido claro. Com isso, perdemos o medo e aumentamos a nossa confiança nele.
Cumprir os objetivos da vida com Deus
Deus é quem dá sentido a tudo que fazemos na vida. Ele é essencialmente amor, e por isso, toda a nossa existência deve ser envolvida por Amor. O nosso a Deus e pelas pessoas devem ser o nosso maior objetivo de vida. Quando colocamos Jesus como o nosso 'norte' da bússola, não ficamos desorientados e através da sua direção podemos alcançar grandes coisas.
Quem ama Jesus tem vários grandes objetivos, que acrescentam valor e sentido à vida na terra:
- Obedecer a Deus – os mandamentos de Deus são bons e nos ajudam a viver segundo um propósito
- Proclamar o evangelho – outras pessoas também precisam encontrar o sentido para a vida!
- Desfrutar da vida – sem Deus, os prazeres da vida não nos completam; mas, com Deus, podemos encontrar verdadeira satisfação em todas as coisas boas que Deus nos dá, até nas mais simples
- Amar aos outros – o amor por outras pessoas dá muito mais sentido à vida, ao amarmos o próximo estamos vivendo o propósito de Deus
- Multiplicar e governar a terra – fazer parte de uma família, trabalhar e cuidar de nosso mundo são coisas muito boas que ganham verdadeiro sentido em Jesus.
- Honrar a Deus e obedecê-lo - esse deve ser a nossa adoração pessoal, reconhecendo que Deus é o nosso Senhor
Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem.
- Eclesiastes 12:13b
Viver uma vida com significado
Deus nos fez à Sua imagem e semelhança, por isso cada vida humana é detentora de uma dignidade e importância singulares. A vida é o maior presente que já recebemos de Deus, pois nela temos anos de oportunidade para desenvolver um relacionamento de amor, confiança e obediência com Deus.
Embora as pessoas vivam para encontrar o seu significado e valor nas riquezas, fama, aceitação e na realização (sentimental, intelectual, profissional e prazeres) somente em Deus podemos encontrar o real significado da vida. Longe do nosso Criador amado, perdemos a chave que nos liga e projeta ao verdadeiro propósito de existir.
Por causa do pecado a humanidade se afastou de Deus. O pecado deixou um grande vazio em nosso coração, porque nos tirou daquele que dá sentido verdadeiro à vida. Tentamos preencher o vazio com outras coisas, como dinheiro, família e sucesso, mas essas coisas nunca nos satisfazem totalmente. Elas se tornam em falsos ídolos, que nos iludem e nos fazem sentir vazios.
Mas, ao olhar para tudo que havia me esforçado tanto para realizar, vi que nada fazia sentido; era como correr atrás do vento. Não havia nada que valesse a pena debaixo do sol.
- Eclesiastes 2:11
Contudo, quando encontramos nosso significado Naquele que nos criou, encontramos também amor, valor e aceitação em Jesus. A vida ganha outro sentido e tudo que fazemos, pode louvar e engradecer o nosso Pai celestial.
Portanto, se vocês comem, ou bebem ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.
- 1 Coríntios 10:31
Mas lembre-se: assim como qualquer pessoa passa por momentos de alegria e dificuldade, também nós, passaremos por momentos parecidos. A diferença está em quem cremos. Se confiarmos em Jesus Cristo e seguimos o Seu propósito, então enfrentaremos os problemas com uma postura diferente. Ele mesmo nos disse que teríamos aflições e dificuldades neste mundo. Mas Ele venceu o mundo e está do nosso lado, não temos o que temer.
Veja também: