De acordo com a tradição católica, os sete pecados capitais são: orgulho, inveja, avareza, ira, luxúria, gula e preguiça. Esses pecados não são listados como pecados capitais na Bíblia.
A lista dos sete pecados capitais foi formada por volta do século IV d.C. A tradição católica considera que os setes pecados capitais dão origem a todos os outros pecados. A Bíblia não diz isso, mas concorda que são pecados e devem ser evitados.
1. Orgulho
Está ligada à vaidade e à soberba. Orgulho é quando alguém se acha superior, desprezando outras pessoas. Também é a falta de reconhecimento de nossa dependência de Deus. Orgulho é o oposto da humildade. A Bíblia diz que os orgulhosos serão humilhados, mas os humildes serão exaltados (2 Samuel 22:28).
Salvas os humildes, mas os teus olhos estão sobre os orgulhosos para os humilhar.
- 2 Samuel 22:28
Descubra aqui: o que é soberba
2. Inveja
Inveja é uma forma de cobiça. Quem tem inveja não se alegra quando outra pessoa recebe uma bênção, porque quer essa bênção só para si. A inveja é egoísta. A Bíblia nos avisa a não ter inveja, mas ficar contentes com o que temos e a nos alegrar com a alegria dos outros (Gálatas 5:26).
Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.
- Gálatas 5:26
3. Avareza
Avareza é um apego doentio às riquezas. A pessoa avarenta acumula riquezas, não gosta de gastar e não quer partilhar com ninguém. A avareza é o amor ao dinheiro. A Bíblia nos ensina a ser generosos, não muito apegados ao dinheiro (1 Timóteo 6:8-10).
por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.
- 1 Timóteo 6:8-10
4. Ira
Ira é ficar muito zangado, agindo de forma cruel ou violenta. Há coisas que nos deixam zangados e com razão, mas a ira cria uma reação errada. Quem é dominado pela ira odeia seu irmão e quer vingança, não conseguindo perdoar. A Bíblia nos ensina a dominar nossa raiva, vencendo o mal com o bem (Romanos 12:19).
Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor.
- Romanos 12:19
5. Luxúria
Luxúria é o desejo por prazeres carnais errados. A pessoa dominada pela luxúria vive para os prazeres, sem exercer domínio próprio. A luxúria leva à imoralidade sexual, porque a pessoa não controla seus desejos. A Bíblia nos exorta a fugir da imoralidade sexual e a controlar nossos corpos (1 Coríntios 6:18).
Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.
- 1 Coríntios 6:18
Leia aqui mais: o que a Bíblia diz sobre luxúria
6. Gula
Gula é comer muito mais do que é preciso, só pela vontade de comer. Também está ligada à bebedeira e à falta de domínio próprio. O guloso só pensa no prazer de comer e maltrata seu próprio corpo. A Bíblia nos ensina a evitar bebedeiras e glutonaria e a respeitar nossos corpos.
Veja aqui mais sobre gula: gula é pecado?
7. Preguiça
Preguiça é não querer trabalhar. Todos temos o direito de descansar mas também temos de trabalhar para sustentar nossas famílias. O preguiçoso foge às suas responsabilidades e só causa problemas. A Bíblia avisa que o preguiçoso acaba ficando pobre, mas o diligente será recompensado.
Veja também: o que Deus diz sobre a preguiça
Os 7 pecados que o Senhor detesta que estão na Bíblia
A Bíblia não tem uma lista de pecados capitais, mas em Provérbios 6:16-19 há uma lista de sete pecados que o Senhor detesta:
- Olhos altivos
- Língua mentirosa
- Mãos que derramam sangue inocente
- Coração que traça planos perversos
- Pés que se apressam para fazer o mal
- A testemunha falsa, que espalha mentiras
- Aquele que provoca discórdia entre irmãos
Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos.
- Provérbios 6:16-19