Priscila e Áquila, casal citado no Novo Testamento, auxiliaram o apóstolo Paulo e evangelizaram em Éfeso e Roma.
Priscila e Áquila são mencionados sempre juntos na Bíblia e são um bom exemplo de um casal atuante na obra de Deus.
Áquila era judeu natural de Ponto, já Priscila não teve a sua origem revelada na Bíblia (Atos dos Apóstolos 18:2). O casal morava em Roma e tiveram que sair da cidade após o decreto do imperador Claudio, que ordenou a expulsão dos judeus da capital romana.
Fugindo da perseguição, Priscila e Áquila foram para Corinto onde conheceram a Paulo de Tarso. Paulo e o casal tinham a mesma profissão e passaram a trabalhar juntos na fabricação de tendas (Atos dos Apóstolos 18:3). Paulo passou a morar com o casal em Corinto, é provável que durante este período que Priscila e Áquila se converteram.
Saiba: Quem foi o apóstolo Paulo?
Depois que Paulo passou a se dedicar totalmente a pregação, o casal navegou com o apóstolo para Éfeso. O casal se estabeleceu na cidade e o apóstolo continuou sua viagem missionária (Atos dos Apóstolos 18:18-21).
Em Éfeso o casal conheceu Apolo, um judeu de Alexandria. Apolo só conhecia acerca do batismo de João, foram Priscila e Áquila que lhe ensinaram o Evangelho (Atos dos Apóstolos 18:24-26). Depois desta experiência, Apolo passou a pregar com vigor que Jesus é o Cristo (Atos dos Apóstolos 18:28).
A igreja em Éfeso se reunia na casa de Priscila e Áquila (Romanos 16:5; 1 Coríntios 16:19), tornando-se uma base importante para a edificação da igreja. Alguns estudiosos acreditam que o casal continuou seu ministério em Roma após a morte do imperador Claudio em 57 d.C.
Veja também: Como era a Igreja Primitiva?
Paulo enviou diversas cartas com saudações ao casal (Romanos 16:3; 1 Coríntios 16:19; 2 Timóteo 4:19). O apóstolo chegou a relatar que Priscila e Áquila arriscaram a suas próprias vidas para salvá-lo (Romanos 16:4). Priscila e Áquila nos dão um grande exemplo de como é possível exercer um ministério como casal.