A Bíblia não tem nenhum mandamento que obriga os líderes da igreja a serem solteiros. Também não tem mandamento que obriga a casar. Cada pessoa pode escolher e cada situação tem vantagens e desvantagens.
A pessoa solteira pode dedicar mais tempo a Deus. Não precisa se preocupar com o sustento e a educação dos filhos nem em dar tempo e atenção ao cônjuge. O solteiro não está dividido, tem a atenção toda virada para o trabalho da igreja (1 Coríntios 7:32-34). Jesus e o apóstolo Paulo eram solteiros porque dedicaram suas vidas ao serviço.
Por outro lado, para muitos é importante se casar para não cair no pecado (1 Coríntios 7:2-3). O casamento ajuda a evitar a imoralidade sexual pode servir como um bom exemplo para o resto da igreja. Uma forma de saber se alguém é apto para liderar a igreja é vendo se consegue liderar bem sua família (1 Timóteo 3:4-5). O apóstolo Pedro era casado, mas seu casamento nunca causou problemas ao seu ministério.
Por que padre não pode casar?
Padre não pode casar porque a Igreja Católica não permite o casamento de padres. A Bíblia permite líderes casados ou solteiros na igreja, mas o celibato se tornou tradição na Igreja Católica. Pastores protestantes podem se casar.
Entre os apóstolos e primeiros líderes da igreja, alguns eram solteiros e outros eram casados. Com o tempo, se tornou tradição que os padres não se casavam para se dedicarem totalmente ao trabalho da igreja. Sem a preocupação de sustentar e agradar à família, os padres tinham mais tempo para as coisas de Deus e para ajudar a comunidade.
A tradição do celibato (não casar) acabou por se tornar obrigatória para todos que querem ser padres na Igreja Católica. Entre a maioria dos grupos protestantes, os pastores e obreiros podem escolher casar ou ficar solteiros. Na Igreja Ortodoxa, pessoas casadas podem se tornar líderes, mas líderes solteiros não podem casar.
Veja também: o que a Bíblia diz sobre casamento?