Entenda porque Jesus é chamado de Filho do Homem (estudo bíblico)

Jesus se chamava de Filho do Homem como forma de revelar sua identidade. Ele era ao mesmo tempo Deus e homem. Ao se chamar Filho do Homem, Jesus se identificava com toda a humanidade.

No Velho Testamento, chamar alguém de “filho do homem” é o mesmo que o chamar de “homem”. É como dizer “descendente de seres humanos” (Salmos 8:4). Esse é o uso mais comum dessa expressão. Mas em Daniel 7:13-14, a pessoa “semelhante a um filho do homem” é uma referência ao Messias, o Salvador do mundo. Os judeus do tempo de Jesus esperavam a vinda do Filho do Homem.

Jesus usava o título “Filho do Homem” quando falava sobre sua missão e sua autoridade divina. Ele provavelmente se chamava de Filho do Homem por dois motivos:

  1. Para dizer que era humano – mesmo sendo Deus e tendo muito poder, Jesus era tão humano como nós; ele nos entende e pode nos ajudar a vencer o pecado
  2. Para se identificar como o Messias – Jesus citava o profeta Daniel; ele podia estar se identificando com a pessoa da visão de Daniel, indicando que ele era o Messias tão aguardado

Jesus é Filho de Deus e Filho do Homem. Aqui na terra, ele foi o Homem perfeito. Ele passou por tudo que nós passamos na vida, mas não cometeu pecado (Hebreus 2:16-18). Jesus foi o exemplo de verdadeira humanidade, segundo o plano original de Deus. Jesus é a ligação entre o homem e Deus. Só ele pode nos unir a Deus, porque só ele é totalmente Deus e totalmente homem ao mesmo tempo.