Jesus é chamado Cristo na Bíblia porque ele é o salvador prometido por Deus. Cristo não era o nome próprio de Jesus; era uma indicação de sua função, sua missão. Cristo significa “ungido”.
Cristo é a versão grega da palavra hebraica “Messias” (João 1:41). O Messias no Antigo Testamento era o salvador do mundo, ungido por Deus. Os judeus aguardavam com esperança a vinda do Messias. Quando Jesus veio ao mundo, ele foi reconhecido como o Cristo.
Na Bíblia, a unção era um sinal que alguém tinha sido escolhido por Deus para uma missão especial. O ungido era dedicado ao trabalho de Deus. Várias pessoas foram ungidas no Antigo Testamento:
- Davi – como rei de Israel, dedicado a liderar o povo de Deus de maneira correta e temente a Deus – 1 Samuel 16:13
- Eliseu e Jeú – Jeú foi ungido como rei de Israel, para fazer a vontade de Deus, e Elizeu foi ungido como profeta de Deus – 1 Reis 19:16
- Arão e seus filhos – ungidos como sacerdotes, para servir no tabernáculo de Deus – Êxodo 40:13-15
Objetos também podiam ser ungidos, indicando que seriam usados exclusivamente para a obra de Deus, normalmente no templo. A unção indicava uma vida consagrada a Deus.
Veja aqui: o que é a unção de Deus?
O Cristo nas profecias
O Antigo Testamento também profetizou sobre a vinda do Cristo, uma pessoa com uma unção especial para salvar o mundo. O Cristo traria restauração e salvação a todos que estão tristes, cansados e em sofrimento (Isaías 61:1-3). O Cristo seria um grande príncipe mas também deveria morrer, para a salvação de nossos pecados (Daniel 9:25-26).
Quando Jesus veio ao mundo, ele cumpriu todas as profecias sobre o Cristo. Os discípulos reconheceram-no como o Cristo prometido e ele ficou conhecido como Jesus Cristo (Mateus 16:15-17). Ele não era apenas mais um profeta ou rei ungido por Deus; ele era o Salvador. Quem confessa que Jesus é o Cristo está dizendo que acredita que Jesus é o salvador do mundo (1 João 5:1).