Jesus chorou porque é uma pessoa. Jesus tem emoções e entende nossa tristeza. A Bíblia diz em três lugares que Jesus chorou:
1. Jesus chorou quando Lázaro morreu
Jesus chorou com as irmãs de Lázaro. Ele sabia que iria ressuscitar Lázaro mas, mesmo assim, ficou comovido. Jesus chorou porque viu a tristeza das irmãs e dos amigos de Lázaro. Sua dor lhe perturbou e ele ficou comovido por essas pessoas (João 11:33-35; João 11:38).
Jesus entende nossa dor e nossa tristeza. Ele não só chorou com as irmãs de Lázaro; também as confortou. Jesus não é um Deus impessoal, que fica distante; ele chora conosco e nos conforta.
2. Jesus chorou quando viu Jerusalém
Jesus chorou por Jerusalém na sua entrada triunfal porque sabia que a cidade seria destruída. O povo não reconheceu a oportunidade que Deus lhe tinha dado quando enviou Jesus. Não se arrependeu, por isso seria punido (Lucas 19:41-42). Jesus sabia que dentro de alguns anos a cidade entraria em guerra e seria arrasada por seus inimigos (Lucas 19:43-44).
A falta de arrependimento e o castigo não alegram a Deus. Tem de haver justiça mas Deus fica triste quando tem de castigar Sua criação, que tanto ama (Ezequiel 18:32). Deus enviou Jesus para levar nosso castigo, porque fica triste com nosso sofrimento.
3. Jesus chorou enquanto orava a Deus
Jesus não queria sofrer. Ele sabia que tinha de morrer na cruz para nos salvar e se submeteu à vontade de Deus, mesmo não querendo passar por tanta dor. Mas antes ele chorou diante de Deus e foi honesto sobre sua angústia. E Deus lhe deu força para fazer o que era certo e vencer (Hebreus 5:7-9).
Ninguém gosta de sofrer. Mas Jesus nos mostrou que podemos ser honestos com Deus sobre nosso sofrimento. Podemos chorar e mostrar nossa fraqueza a Deus, sem sentir culpa. Deus entende. Ele ouve nossas súplicas sinceras e nos ajuda na hora da dificuldade. Jesus chorou e você também pode chorar na presença de Deus.
Veja também: o que Deus diz sobre tristeza?