Deus confundiu as línguas em Babel para impedir as pessoas de cumprirem seus planos. O povo em Babel estava todo unido com um propósito errado. Quando Deus confundiu as línguas, perderam a capacidade de trabalhar em equipa.
Deus gosta de ver pessoas trabalhando juntas, em união, com bons propósitos (Salmos 133:1). Mas Deus não aprova quando as pessoas se unem para fazer coisas erradas. Mesmo quando muitas pessoas se unem para fazer o mal, o propósito de Deus sempre prevalece (Provérbios 21:30).
Veja aqui: o que Deus diz sobre a união?
Babel significa “confusão”. As pessoas estavam se espalhando pela terra quando chegaram a Babel. Eles se instalaram lá e decidiram construir uma cidade com uma torre que alcançasse os céus. As pessoas estavam unidas com o propósito de ganhar fama (Gênesis 11:4).
Deus viu a cidade e a torre e não se agradou. Ele sabia que continuassem muito unidos, iriam conseguir o que queriam. Por isso, Deus confundiu suas línguas e eles não conseguiram se entender mais. Deus dispersou as pessoas pela terra e eles pararam de construir a cidade (Gênesis 11:8-9).
Veja também: o que era a torre de Babel?
Por que Deus não se agradou da torre de Babel?
A Bíblia não diz exatamente porque Deus não aprovou da construção de Babel mas podemos ver que duas coisas estavam erradas:
- Não buscaram a Deus – não pediram a orientação nem a bênção de Deus para seus planos; não estavam preocupados em fazer a vontade de Deus
- Foram arrogantes – seu plano era alcançar os céus ganhar fama; queriam toda glória e honra para si mesmos; seu deus era o sucesso
Quando Deus confundiu as línguas, o grande orgulho das pessoas se tornou em fracasso. Nunca mais todos os povos do mundo conseguiram se unir para fazer o mal. Até hoje, muitos problemas de união têm sido causados por má comunicação.
Línguas unidas
No dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos, Deus fez o contrário de Babel. Em vez de confusão houve compreensão! Os discípulos falaram em línguas que não conheciam e pessoas de muitas línguas diferentes entenderam o evangelho (Atos dos Apóstolos 2:4-6).
Em Jesus encontramos a união que foi perdida em Babel. Deus nos ajuda a superar a confusão das línguas com amor e paciência. Quando crentes estão unidos no amor de Jesus, a barreira das línguas diferentes é quebrada (Colossenses 2:2).
Um dia toda língua confessará que Jesus é o Senhor (Filipenses 2:10-11). Pessoas de todas as línguas estarão unidas em adoração a Jesus, sem mais confusão.