O Espírito Santo é representado por uma pomba porque, quando Jesus foi batizado, o Espírito Santo desceu sobre ele na forma de uma pomba. A pomba é também um símbolo de paz.
No início de seu ministério, Jesus foi batizado por João Batista. Quando saiu da água, o Espírito Santo desceu sobre ele como uma pomba (Lucas 3:21-22). Esse era o sinal que João Batista esperava para saber quem era o Cristo, o salvador prometido. Depois disso, Jesus começou a pregar, cheio do poder do Espírito Santo.
Por que o Espírito Santo apareceu como uma pomba?
Desde o tempo de Noé, a pomba tem sido símbolo da paz e do perdão de Deus.
No dilúvio, quando a chuva parou, Noé abriu a janela da arca e soltou uma pomba para procurar por terra seca. Da primeira vez, a pomba voltou sem achar lugar para pousar. Da segunda vez, a pomba voltou com um ramo de oliveira, mostrando que as águas estavam descendo (Gênesis 8:10-11). Da terceira vez, a pomba não voltou mais! Assim Noé soube que podia sair da arca em segurança. Através da pomba, Deus mostrou que Sua ira já tinha passado e a família de Noé estava salva.
Veja também: qual o significado do arco-íris?
Ao longo da Bíblia, a pomba é apresentada como uma ave bonita e dócil. Jesus disse que seus discípulos precisavam ser “sem malícia como pombas” (Mateus 10:16). A pomba representa a pureza e a bondade.
Depois que voltou para o Céu, Jesus enviou o Espírito Santo para unir todos os que crêem nele com Deus. É através da ação do Espírito Santo que o sacrifício de Jesus transforma o coração de quem crê (2 Coríntios 1:21-22). Assim, o Espírito Santo traz a paz e o perdão de Deus para a vida de cada pessoa.
O Espírito Santo purifica e ajuda a entender as coisas de Deus (1 Coríntios 2:11-12). Ele não tem maldade e é bondoso com os filhos de Deus.
Veja aqui mais sobre o Espírito Santo.
Na Bíblia, o Espírito Santo também apareceu como línguas de fogo no Pentecoste (Atos dos Apóstolos 2:2-4). A pomba não é o único símbolo que representa o Espírito Santo na Bíblia e pode ter outros significados em outros contextos.