A Bíblia diz que Jesus nasceu numa pequena cidade chamada Belém, na Judéia. Seus pais foram para Belém por causa de um recenseamento. Belém fica cerca de 8 quilômetros a sul de Jerusalém.
No tempo de Jesus, Belém era só uma cidade pequena, ou uma aldeia, também conhecida como Belém Efrata. Belém era famosa por ser a cidade onde o rei Davi tinha nascido. Tinha sido profetizado que o Salvador iria nascer em Belém (Miquéias 5:2).
Quando Jesus nasceu, Israel estava debaixo do domínio romano. Os romanos tinham dividido Israel em territórios romanos, os principais sendo a Judéia e a Galileia. Belém ficava na Judéia (Lucas 2:4).
Quando o imperador romano ordenou um recenseamento do povo, José e Maria tiveram que ir para Belém, terra natal de José, para se alistar. Maria estava grávida e enquanto estavam lá ela teve o filho, que chamaram Jesus. Como não havia espaço na hospedaria, colocaram o menino numa manjedoura (Lucas 2:6-7).
Quando os magos vieram visitar Jesus, foram primeiro visitar Herodes, perguntando pelo novo rei. Os sacerdotes explicaram ao rei Herodes que o Cristo deveria nascer em Belém. Com medo de perder o trono para o novo rival, Herodes mandou matar todos os meninos de Belém com menos de dois anos. Mas Jesus e seus pais escaparam e fugiram para o Egito (Mateus 2:14-16).
Provavelmente não temos outros relatos históricos sobre o massacre em Belém porque era um lugar muito pequeno. Barbaridades eram frequentes e algumas dezenas de crianças mortas não teriam sido notícia.
Porque Jesus era conhecido como o “nazareno”
Jesus era conhecido como o “nazareno” porque cresceu na cidade de Nazaré. Depois da morte de Herodes, Jesus e seus pais voltaram do Egito e passaram a morar em Nazaré, onde seus pais tinham morado antes (Mateus 2:21-23).
O nascimento de Jesus em Belém não era um fato muito conhecido. Algumas pessoas até tentaram provar que ele não era o Messias porque pensavam que tinha nascido em Nazaré (João 7:41-42). Em Jesus foram cumpridas duas profecias que pareciam conflitantes: ele nasceu em Belém mas ficou conhecido como nazareno.
Veja também: