De acordo com Gálatas 5:19-21, as obras da carne são imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções, inveja, embriaguez, orgias e outras coisas parecidas. Esses são os frutos de uma vida dominada pelo pecado.
A carne representa nossa natureza humana, manchada pelo pecado. Todos sofremos com as tentações que vêm de nossa natureza pecaminosa, porque todos somos pecadores. Mas quem é salvo por Jesus tem uma vida nova, dedicada a Deus, não ao pecado (Gálatas 5:24-25).
Todo crente é chamado para viver pelo Espírito Santo. Quem é salvo agora enfrenta uma luta interna entre seu espírito, que é guiado pelo Espírito Santo, e sua carne, que ainda é influenciada pelo pecado (Gálatas 5:16-17). Lutar contra a carne significa lutar contra as tentações naturais da vida, rejeitando o pecado.
Veja também: quais são os frutos do Espírito?
A lista das obras da carne
As obras da carne não são apenas aquelas listadas em Gálatas 5:19-21. Esses são apenas alguns exemplos do que acontece quando nos deixamos dominar pelo pecado:
- Imoralidade sexual, impureza e libertinagem – a contaminação do corpo, pela falta de domínio próprio
- Idolatria e feitiçaria – a rejeição a Deus leva à abertura para influências espirituais malignas
- Ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, fações e inveja – os relacionamentos com outras pessoas são contaminados e distorcidos
- Embriaguez e orgias – a falta de moderação leva ao excesso e à humilhação
- Coisas semelhantes – existem muitas outras obras da carne, que são erradas e repugnantes
A Bíblia diz que quem pratica essas coisas não tem lugar no Céu. No entanto, quando uma pessoa se converte, Deus muda sua natureza e purifica do pecado (Romanos 8:9). Agora tem uma vida nova, guiada pelo Espírito Santo!
Veja aqui: segundo a Bíblia quem não entrará no Reino dos Céus?
A luta contra a carne
Não basta evitar uma lista fixa de pecados na luta contra a carne. O crente precisa se encher do fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23), centrando sua vida nas coisas de Deus.
Quando nos submetemos ao Espírito Santo de Deus, Ele nos transforma e fortalece, para vencermos a tentação e o pecado. Não lutamos sozinhos! Mas ainda temos de tomar a atitude de escolher as coisas de Deus, não da carne (Mateus 26:41).
Descubra aqui: como vencer a tentação?
Em Jesus podemos resistir à tentação e vencer os desejos da carne. Ainda vamos errar mas Deus nos dá graça para continuar a lutar contra as obras da carne. E temos a promessa de que um dia no Céu seremos completamente livres do poder da carne!