O versículo que diz “onde abundou o pecado superabundou a graça” fala sobre o amor de Deus, que é maior que o pecado. Nossos pecados são muitos grandes mas a graça de Deus é maior. Por causa de Jesus, podemos vencer o pecado.
Romanos 5:20-21 diz que o pecado aumentou (abundou) mas a graça de Deus transbordou (superabundou).
“Onde abundou o pecado...”
Quando Adão pecou, o pecado e a morte entraram no mundo e toda a raça humana ficou corrompida. Desde Adão, todos pecamos e nos tornamos merecedores de castigo (Romanos 5:12). O pecado é como câncer, tem tendência a se multiplicar. Por causa do pecado, ficamos separados de Deus e debaixo de condenação. O pecado nos escraviza.
“A Lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada”
Por causa do pecado, Deus deu Sua Lei a Moisés, para mostrar como devemos viver. Essa Lei mostrava claramente que todos pecamos e ninguém segue perfeitamente a vontade de Deus. A Lei de Deus realça nossos pecados e nos condena (Romanos 3:19-20). A Lei revela que precisamos ser salvos.
Veja também: Jesus aboliu a Lei?
“Superabundou a graça!”
Nós pecamos mas Deus ainda nos ama. Ele não quer nos condenar; Ele quer nos salvar! Por isso, Ele enviou Jesus, que levou o castigo de nossos pecados na cruz. Esse ato de Jesus foi muito maior que o ato de Adão. Agora, por causa de Jesus, podemos ter uma vida nova, limpa e livre da condenação do pecado.
Por causa de Adão, todos foram condenados mas, por causa de Jesus, todos podemos ser salvos! A graça de Deus venceu o poder do pecado (Romanos 5:15-16).
Veja aqui: o que é graça?
Continuaremos pecando? Não!
Lendo fora do contexto, podemos pensar que devemos pecar mais para receber mais da graça de Deus. Mas não é isso que a Bíblia diz! A Bíblia diz o contrário – Romanos 6:1-2
A graça de Deus venceu o pecado. Quem é salvo agora vive para fazer a vontade de Deus, não para o pecado. A graça de Deus superabunda onde o pecado é vencido e o bem prevalece.