Aleluia significa “louvem ao Senhor”. A Palavra “aleluia” vem do hebraico e aparece principalmente nos Salmos. Aleluia também pode ter o significado de “glória a Deus” ou “adorem a Deus”.
Em hebraico, aleluia é a junção de:
- Hallelu – que significa louvem, ou adorem
- Yah – que significa Deus, apontando para seu nome que revelou a Moisés – “Eu Sou” (que em hebraico é parecido com Yahweh ou Jeová)
Por isso, aleluia significa “louvem a Deus”. Mas não é qualquer deus, é o Deus da Bíblia, o verdadeiro Deus, o Criador do universo. Dizer aleluia é afirmar que só Deus merece todo o louvor, ninguém mais.
Aleluia na Bíblia
A palavra “aleluia” normalmente aparece na Bíblia no início ou no fim de canções de louvor a Deus, principalmente nos Salmos (como, por exemplo, em Salmos 150:1-6). Era uma forma de anunciar um tempo de louvor e pode ter sido utilizado para chamar a congregação para participar nos cânticos.
Pelo seu significado, “aleluia” implica louvor em grupo. Dizer “aleluia” é convidar outros a louvarem a Deus com você. O uso da palavra durante o louvor se tornou tradicional entre os judeus e, mais tarde, entre os cristãos.
Hoje em dia, a palavra “aleluia” é usada também para expressar gratidão a Deus quando uma coisa boa acontece. Seu uso é muito popular e aparece em muitos hinos e canções.
Descubra aqui também: o que significa amém.
Aleluia ou Aleluias
A palavra correta é aleluia. Muitas pessoas dizem "aleluias" querendo dizer "muitos louvores a Deus". Mas a palavra aleluias não é muito correta, porque pode significar "louvem aos Deuses", não "louvores a Deus". Mas esse não é um erro grave, Deus entende o que as pessoas querem dizer.
Veja também: Deus: 10 coisas que você precisa saber sobre o Criador