O número 666 é mencionado como número da Besta na profecia do livro de Apocalipse. A Bíblia diz que 666 é o número do nome da besta. Há muitas teorias e interpretações, mas ninguém sabe ao certo o que significa.
A profecia em Apocalipse 13 fala sobre uma besta que seria adorada por muitas pessoas no mundo. Ninguém poderia comprar ou vender nada sem ter marcado na mão, ou na testa o nome da besta, ou o número de seu nome (Apocalipse 13:16-18). Esse número é 666.
Também obrigou todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, a receberem certa marca na mão direita ou na testa, para que ninguém pudesse comprar nem vender, a não ser quem tivesse a marca, que é o nome da besta ou o número do seu nome. Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Seu número é seiscentos e sessenta e seis.
- Apocalipse 13:16-18
Podemos nunca saber com certeza o que significa 666 nem o que é a besta, mas não precisamos ter medo. A profecia fala sobre o pecado de adorar outro que não é Deus. Todo cristão enfrenta pressão para abandonar Deus, mas quem ama Jesus e tem sua fé firmada na Bíblia irá vencer toda pressão. Com ou sem besta, somos chamados a manter-nos fiéis, até nas situações difíceis (Hebreus 10:35-36).
Interpretações sobre o que é o 666
O nome de um imperador
No tempo em que o livro de Apocalipse foi escrito, havia muitos jogos de palavras que associavam números a letras do alfabeto, criando enigmas. 666 poderá ser um desses enigmas, que os primeiros leitores poderiam decifrar. Apocalipse 13:18 diz que é possível calcular o número, de alguma forma.
Os nomes de vários imperadores romanos foram sugeridos como sendo a solução para o enigma do 666, porque os romanos deviam adorar seus imperadores. Também já foram sugeridos os nomes de muitas figuras históricas, normalmente pessoas que se achavam deuses.
O número da imperfeição
Na Bíblia o número 7 está associado à perfeição. O número 6 está perto, mas não alcança o 7, o que poderá ser um símbolo da humanidade caída. O número 666 poderá indicar o desejo de ser igual a Deus, mas nunca conseguir (falha repetidamente). A intenção humana de ser seu próprio "deus" desejando assumir o lugar do Criador, traçando os seus caminhos longe da direção de Deus.
Há muitas outras teorias sobre o que 666 poderá significar, mas a maioria é absurda. O problema é que cada pessoa adapta seus cálculos para servir sua própria teoria. Muita informação é distorcida, inventada ou ignorada para criar “evidência”.
Mas não devemos acreditar em tudo (Provérbios 14:15). É bom aplicar algum conhecimento da Bíblia e bom senso quando ouvimos teorias sobre o que significa 666.
Leia mais: