Querubins são seres celestiais criados por Deus. Eles dão glória a Deus no Céu. A Bíblia não nos dá muita informação sobre os querubins e sua função.
Os querubins são seres espirituais, como os anjos, que servem a Deus. A tampa da arca da aliança tinha a imagem de dois querubins, que cobriam a arca com suas asas (Êxodo 25:19-21). O tabernáculo e o templo também eram decorados com figuras de querubins.
Na Bíblia os querubins estão sempre ligados à presença e à glória de Deus. Um salmo descreve Deus montando um querubim (Salmos 18:9-10). Parece que a função dos querubins é ser uma espécie de “escolta de honra” da glória de Deus. Os querubins também foram colocados como guardas do jardim do Éden, depois da queda (Gênesis 3:24).
Como é a aparência de um querubim
A Bíblia não tem muitos detalhes sobre a aparência dos querubins, mas diz que são seres com asas.
O profeta Ezequiel teve uma visão com quatro querubins e os descreveu:
- Aparência de homem – sua aparência geral era parecida com homens, mas com algumas características diferentes – Ezequiel 1:5
- Pés como de bezerro – esses pés reluziam como bronze – Ezequiel 1:7
- Mãos humanas – debaixo das asas – Ezequiel 1:8
- Quatro rostos – cada querubim tinha um rosto humano, um rosto de leão, um rosto de boi e um rosto de águia – Ezequiel 1:10
- Quatro asas – duas asas cobriam o corpo e as outras duas tocavam nos outros querubins – Ezequiel 1:11
- Brilhantes – pareciam carvão aceso e fogo se movia entre eles – Ezequiel 1:13
É bom lembrar que Ezequiel teve uma visão de coisas espirituais, que são difíceis de descrever. O mais importante não é sua aparência física, mas o que representam. Todas as suas características revelam grande glória e poder.
Veja também: