Um escarnecedor é um zombador, uma pessoa sem respeito, que fala coisas maliciosas. Os escarnecedores falam mal de outras pessoas, sem se preocupar com o mal que podem estar causando. O crente não deve ser escarnecedor.
Não é bom ridicularizar e tratar outras pessoas com desprezo. O escarnecedor se sente superior e gosta de fazer pouco de outras pessoas (Provérbios 21:24). Mas escarnecer pode machucar outras pessoas. Elas podem se sentir inferiores, desvalorizadas, insultadas, zangadas...
A Bíblia diz que não devemos nos juntar à zombaria (Salmos 1:1). Muitos escarnecedores zombam de Deus e não têm respeito por nada. Pode parecer inofensivo de início mas não é bom promover esse hábito.
Veja também: qual é o significado de ímpio?
O que a Bíblia diz sobre os escarnecedores?
A Bíblia diz que os escarnecedores receberão castigo. Aqueles que escarnecem são insensatos e colherão o fruto de suas palavras. Deus zomba dos zombadores (Provérbios 3:34). O escarnecedor não encontra sabedoria, porque não respeita nada (Provérbios 14:6).
Como podemos evitar a “roda dos escarnecedores” (ou zombadores)?
Mesmo entre crentes, podemos encontrar “rodas de escarnecedores”, onde umas pessoas zombam de outras. Por isso, a solução não é ficar completamente isolado. Mas podemos tomar algumas atitudes para não cair nesse erro:
- Mudar o assunto – quando conversa se vira para a zombaria
- Avisar – dizer que você não acha bem esse tipo de conversa
- Deixar a conversa – quando as pessoas não vão parar de escarnecer, é melhor ir embora
Mesmo tomando cuidado, podemos cair no erro de escarnecer de outras pessoas. Quando isso acontece, é importante pedir perdão a Deus (e à pessoa, se ficou machucada). Deus perdoa quem se arrepende e ajuda a viver de maneira diferente, rejeitando o pecado (1 João 1:9).