A palavra 'sacramento' não aparece na Bíblia, mas seu significado é encontrado lá. Esse termo é muito utilizado no catolicismo, contendo sete sacramentos. Os protestantes, porém, compreendem apenas dois.
Sacramento é um ritual cristão sagrado com um significado importante. Ainda que a palavra sacramento não apareça na Bíblia, cada sacramento tem uma base bíblica.
Sacramento vem do latim sacramentum e significa ritual sagrado. Os sacramentos são símbolos, atos que representam realidades espirituais. Algumas denominações preferem a palavra “ordenança”, que significa um ritual instituído por Jesus (uma ordem dada por Jesus). Outros grupos usam a palavra “mistério”, que significa uma realidade que foi revelada por Jesus (o ritual representa essa realidade).
Os Sacramentos Protestantes
A maioria das igrejas protestantes aceitam dois sacramentos. O primeiro é o Batismo - instituído por Jesus na Grande Comissão, quando disse: "Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (Mateus 28:18-20). Esse sacramento é realizado apenas uma vez na vida do cristão (se for feito corretamente). Veja o que a Bíblia diz sobre o batismo.
O segundo sacramento aceito pelas igrejas protestantes é a Santa Ceia. Esse foi ordenado por Jesus durante sua última ceia com os doze discípulos, quando disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto sempre que o beberem em memória de mim" (1 Coríntios 11:25). A Ceia, ao contrário do Batismo, é um ritual feito de forma constante ao longo da vida cristã. Veja qual o significado da Santa Ceia.
Algumas igrejas protestantes incluem o casamento como um sacramento.Esse ritual é sagrado e tem significado muito importante, mas não é praticado apenas por cristãos. O casamento existe em praticamente todas as culturas e religiões. Por outro lado, o casamento cristão representa a união espiritual do casal e seu compromisso com Deus - além de ser instituído por Deus (Gênesis 2:24).
Os Sacramentos Católicos
A Igreja Católica tem mais sacramentos. Alguns são feitos pelos cristãos comuns, outros são feitos apenas pelo sacerdócio.
- Batismo – considerado um elemento necessário para a salvação e purificação dos pecados - Mateus 28:18-20
- Confirmação – ou crisma; quando a pessoa confirma sua decisão de seguir Jesus – Romanos 10:9-10
- Eucaristia (Santa Ceia) – consagrada pelo sacerdote e distribuída aos fies, creem que ocorre a 'transubstanciação', em que o pão se transforma fisicamente no corpo de Cristo para ser ingerido – Lucas 22:19-20
- Penitência – ou confissão; quando a pessoa confessa seus pecados e pede perdão a Deus – Tiago 5:16
- Unção – ungir os doentes para que fiquem curados – Tiago 5:14-15
- Ordem – a ordenação de líderes na igreja – (Tito 1:7-9)
- Casamento – a união de um homem com uma mulher perante Deus – (Gênesis 2:24)
As igrejas protestantes normalmente não aceitam esses rituais como sacramentos porque não foram ordenados por Jesus como um ritual a ser seguido. Esses atos têm base bíblica mas não são considerados ordenanças, tal como ajudar os pobres e cuidar da família são regras mas não rituais.
Veja também: