O livre-arbítrio é o poder que temos de tomar uma decisão, sem sermos obrigados a escolher uma determinada opção. O livre-arbítrio é nosso poder de escolha. Por causa do livre-arbítrio, cada pessoa é responsável por suas ações. Deus nos deu o livre-arbítrio.
O livre-arbítrio existe. Todas as pessoas são influenciadas por muitos fatores, mas esses fatores não tiram nosso poder de escolha. Nós também influenciamos eventos. A Bíblia ensina que cada pessoa pode tomar decisões e é responsável por essas decisões.
Deus nos ama e nos deu livre-arbítrio para podermos O amar também. Só uma pessoa com livre-arbítrio consegue amar. Nós não somos “bonecos” que Deus usa para brincar. Ele nos concedeu livre-arbítrio porque somos especiais para Ele.
Mas o livre-arbítrio implica responsabilidade. Nossas ações têm consequências e somos responsáveis por elas. Livre-arbítrio não significa que podemos fazer coisas erradas sem pagar o preço. Nossa liberdade é limitada pelas regras de Deus (Romanos 2:6-8).
Deus sabe todas as coisas. Ele dá poder de escolha mas também consegue ver a decisão que você vai tomar. Isso não significa que você não tem livre-arbítrio. Deus sabe suas escolhas, mas é você quem as toma. Deus trabalha com as decisões que tomamos para cumprir Seus planos (Romanos 8:28). É um pouco como um jogador profissional de xadrez que consegue prever as jogadas do oponente e usa essa vantagem para organizar sua estratégia. Ao mesmo tempo, somos livres para escolher e Deus está no controle.
Leia mais: