Mansidão é submissão a Deus, rejeitando a violência. A pessoa mansa sabe reagir de maneira correta em cada situação, controlando suas emoções e agindo com amor. Mansidão é a qualidade de quem escolhe fazer a vontade de Deus acima de sua própria vontade. Mansidão é um dos frutos do Espírito.
Jesus era manso. Ele não respondia insulto com insulto, nem procurava ameaçar ou se vingar das pessoas que o faziam sofrer (1 Pedro 2:23). Jesus não retribuía as pessoas com a mesma moeda. Ele preferia perdoar, para fazer a vontade de Deus, em vez de “defender sua honra”.
Jesus também nos ensinou sobre a mansidão. Ele disse que devemos amar nossos inimigos, orar por quem nos persegue e não responder a insultos (Lucas 6:27-29). Não devemos ser violentos nem exigir vingança. Assim como Deus perdoa nossos pecados, nós devemos perdoar os pecados de outros contra nós. Deus está no controle, Ele fará justiça.
Veja também: quais são os frutos do Espírito?
Mansidão é fraqueza?
Não, mansidão não é fraqueza. Mansidão é controlar sua força e usá-la de maneira correta. Uma pessoa mansa pode agir com muita ousadia.
Quando seus inimigos o insultavam, Jesus se defendia. Mas ele não os atacava nem os insultava de volta. Ele lhes mostrava a verdade e revelava seus erros, para poderem se arrepender e mudar de vida. Ele era paciente e estava sempre pronto para perdoar (Mateus 11:29).
Nossa verdadeira luta é contra o mal, não contra pessoas. Se retribuímos mal por mal, o mal vence. A única maneira de vencer o mal é fazendo o bem (Romanos 12:21). A pessoa mansa entende isso e prefere sofrer por fazer o bem a se deixar vencer pelo mal (1 Pedro 2:20).
Mansidão é se preocupar com o bem dos outros. O manso sabe que a vontade de Deus é que todos sejam salvos e, por isso, tenta mostrar o amor de Deus para todos (2 Timóteo 2:25-26). Ser manso não é ser passivo. Ser manso é agir ativamente para fazer o bem.