Graça é um favor que não foi merecido. Graça é algo bom que é dado, não porque a pessoa que recebe merece, mas porque a pessoa que dá é generosa. Deus nos oferece a salvação de graça.
Quando alguém oferece um presente de graça, significa que quem recebe não tem de pagar pelo presente nem se esforçar por merecê-lo. Graça é um ato de amor incondicional, não depende da pessoa que recebe. A graça revela o bom caráter de quem dá, não de quem recebe.
Deus mostra Seu amor por nós através da graça. Nós merecemos castigo por causa de nossos pecados, mas Deus nos enviou Jesus para pagar o preço e nos oferecer a salvação. Mesmo não fazendo nada para merecer, nós podemos ser libertados do poder do pecado, perdoados do castigo eterno e adotados como filhos de Deus, para morar com Ele para sempre (Efésios 2:4-5). Só precisamos ter fé.
Ninguém por seu próprio mérito consegue apagar seu pecado e se purificar para entrar no Céu. Por mais que tentamos ser bons, não conseguimos evitar todo pecado. Só Deus pode nos libertar do peso do pecado (1 João 1:8-9). Ele não precisa nos libertar. Ele poderia exigir justiça e condenar todos, mas Ele nos ama. Por isso, Ele nos ofereceu a salvação, de graça.
A graça na vida do crente
A graça não se limita à salvação no momento em que aceitamos Jesus como nosso salvador. A graça de Deus atua ao longo de nossa vida, nos dando a capacidade para fazer coisas boas e parar de pecar (Efésios 2:8-10). Sozinhos não conseguimos, mas se confiamos em Deus, Ele nos transforma.
A graça de Deus também atua quando fazemos coisas erradas depois de convertidos. Quando nos arrependemos do erro, Deus nos perdoa e ajuda a consertar as coisas. Isso não significa que podemos continuar pecando, sem medo das consequências, mas que a graça de Deus é muito grande (Hebreus 4:14-16).
Da mesma forma que Deus nos dá Sua graça, nos perdoando muitas vezes de muitos pecados, nós podemos dar graça a outras pessoas, perdoando-as. A graça de Deus muda nossa perspectiva: como posso exigir vingança contra outra pessoa quando Deus, que é perfeito, me perdoou de tantos pecados, em vez de exigir castigo? A graça de Deus nos dá outra chance. A graça de Deus liberta.
Veja também: