A umbanda é uma religião brasileira que mistura elementos de várias outras religiões. A religião foi fundada em 1908 por Zélio Fernandino de Morais. Embora incorpore alguns elementos do catolicismo, a umbanda não segue a Bíblia.
A Bíblia diz claramente que é pecado tentar estabelecer contato com espíritos. Práticas espíritas são condenadas na Bíblia (Deuteronômio 18:10-12). Embora aceite a existência de um Deus único, a umbanda não é compatível com a Bíblia.
Não permitam que se ache alguém no meio de vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês.
- Deuteronômio 18:10-12
A Bíblia ensina que só morremos uma vez e depois enfrentamos o juízo (Hebreus 9:27-28). Não existe reencarnação e os mortos não entram em contato conosco.
Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.
- Hebreus 9:27-28
Umbanda significa “arte de curar” ou “curandeiro”. Seu propósito é ajudar as pessoas através do contato com espíritos. A umbanda surgiu como uma mistura do espiritismo com religiões africanas e dos povos indígenas do Brasil. Também incorporou alguns elementos do catolicismo, associando alguns santos a deuses africanos.
Existem muitos ramos diferentes de umbanda, mas todos partilham alguns elementos:
Contato com espíritos
A umbanda ensina que existem várias hierarquias de espíritos que atuam no mundo. Os espíritos mais evoluídos são praticamente deuses, mas os espíritos menos evoluídos causam muitos problemas. É crença da umbanda podemos contatar esses espíritos e que os espíritos mais evoluídos podem ajudar as pessoas, curando e aconselhando.
A umbanda dá grande importância aos espíritos que supostamente são de escravos africanos mortos. Os médiuns se deixam ser possuídos pelos espíritos, para que estes possam transmitir suas mensagens. Os rituais da umbanda giram todos em volta do contato com espíritos.
Crença num Deus único, mas o culto a muitos espíritos
Segundo a umbanda, existe um único Deus, que está acima de todos. Mas as práticas da umbanda focam no culto aos espíritos. Os praticantes de umbanda recorrem a esses espíritos, e não ao único Deus, quando precisam de ajuda.
Crença na reencarnação
De acordo com a umbanda, o espírito é imortal e pode voltar várias vezes à terra em corpos diferentes durante sua evolução. Os espíritos contatados pelos médiuns também podem ter tido várias reencarnações.
Veja o que diz a Bíblia sobre: