A oração do credo é um resumo dos pontos essenciais da fé cristã. Várias igrejas de diferentes denominações usam o credo para explicar aquilo em que acreditam. A oração do credo não aparece na Bíblia mas é baseada na Bíblia.
A oração do credo, também conhecida como Credo dos Apóstolos ou Credo Apostólico, é um texto muito antigo, dos primeiros séculos da igreja. Não explica todas as doutrinas da Bíblia mas resume os ensinamentos essenciais da Bíblia sobre Deus, Jesus e a salvação.
Veja aqui mais sobre a mensagem central da Bíblia.
O nome “credo” vem da palavra em latim para “creio”. Desde muito cedo, o credo tem sido usado por cristãos para declarar sua fé nas verdades que a Bíblia ensina, rejeitando heresias. É conhecido como o credo apostólico porque se baseia no ensinamento dos apóstolos, que foram ensinados por Jesus.
O que diz o credo apostólico?
O credo apostólico diz:
“Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador dos céus e da terra; e em Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria; sofreu debaixo de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia; subiu ao Céu, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso; de onde voltará para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na santa Igreja universal, na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; e na vida eterna. Amém.”
Cada afirmação no credo tem base na Bíblia:
- Deus Pai, Todo Poderoso, Criador dos céus e da terra – Gênesis 1:1; Gênesis 17:1
- Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor – Mateus 16:15-17
- concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria – Lucas 1:34-35
- sofreu debaixo de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado – Atos dos Apóstolos 13:28-29
- desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia – 1 Coríntios 15:3-5
- subiu ao Céu, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso – Lucas 24:50-51; Atos dos Apóstolos 2:32-33
- de onde voltará para julgar os vivos e os mortos – Hebreus 9:28; 2 Timóteo 4:1
- Espírito Santo – João 14:26
- a santa Igreja universal, a comunhão dos santos – Hebreus 10:25; 1 João 1:3
- a remissão dos pecados – 1 João 1:9; Efésios 1:7-8
- a ressurreição do corpo – 1 Coríntios 15:42-43
- a vida eterna – João 3:16
Existem algumas variações no texto do credo mas não são muito grandes. As duas grandes variações são:
- O “mundo dos mortos” - alguns grupos dizem “inferno” ou “hades”; de qualquer forma, o objetivo dessa parte é enfatizar que Jesus esteve realmente morto durante três dias - veja também: onde esteve Jesus no três dias entre sua morte e ressurreição?
- A "santa Igreja universal" – muitas vezes aparece como a Igreja Católica; “católico” significa “universal”, todos os verdadeiros cristãos; não significa necessariamente a Igreja Católica dirigida pelo Vaticano
Veja também: