A Igreja Presbiteriana é uma denominação protestante em que cada igreja é liderada por um conjunto de presbíteros. Os ensinamentos da Igreja Presbiteriana se baseiam no Calvinismo. Muitas igrejas presbiterianas também são conhecidas como igrejas reformadas.
A Igreja Presbiteriana foi fundada nos ensinamentos de João Calvino, um dos grandes líderes da Reforma Protestante. Começando na Inglaterra e na Escócia, a Igreja Presbiteriana depois se espalhou pelo mundo.
Como a Igreja Presbiteriana se organiza?
Cada igreja presbiteriana escolhe líderes, ou anciãos, conhecidos como presbíteros. Os presbíteros governam e organizam a igreja. Alguns presbíteros são escolhidos para ser pastores, pregando e ensinando.
Veja aqui: qual é o significado de presbítero?
Quando os presbíteros das igrejas de uma certa região se juntam para discutir assuntos importantes, o conjunto de presbíteros é chamado de “presbitério”. Algumas igrejas presbiterianas também têm diáconos, que fazem diversos trabalhos na igreja, debaixo da liderança dos presbíteros.
Em que a Igreja Presbiteriana acredita?
Existem muitas igrejas presbiterianas diferentes mas a maioria dos presbiterianos aceita a Confissão de Fé de Westminster e crê:
- Em um só Deus, criador de todas as coisas, que é uma Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – veja aqui: o que é a Trindade?
- Que a Bíblia é a palavra de Deus e o único fundamento para toda crença – 2 Timóteo 3:16-17
- Que todos pecaram e merecem castigo eterno – Romanos 3:23-24
- Que Jesus Cristo é o Filho de Deus, que morreu pelos nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia – 1 Coríntios 15:3-5
- Na salvação pela fé em Jesus como salvador – Efésios 2:8-9
- Na predestinação, que ensina que Deus já escolheu quem será salvo (ou “eleito”) e Sua graça não pode ser rejeitada por quem foi escolhido – leia aqui: o que é a predestinação?
- Que o batismo e a Santa Ceia são sacramentos que conferem a graça de Deus aos que crêem
- Que Jesus voltará, os mortos serão julgados e os eleitos terão a vida eterna – 1 Tessalonicenses 4:16-17
Veja também: o que é Calvinismo?
A Igreja Presbiteriana e a Bíblia
A maioria dos ensinamentos da Igreja Presbiteriana têm boa base bíblica e pouco motivo de controvérsia. A Igreja Presbiteriana normalmente incentiva a participação dos crentes na igreja e o estudo para ganhar mais conhecimento (Provérbios 4:6-7).
No entanto, como em qualquer igreja, nem tudo é perfeito. A Igreja Presbiteriana apoia o batismo de bebês, que não tem grande embasamento bíblico. Além disso, o conceito de predestinação é complicado e é muito importante lembrar que, apesar de tudo que Deus tem planeado, nós temos poder de escolha e somos responsáveis por nossos atos.