O que é a Igreja Apostólica (e em que acredita)

Na Bíblia, a Igreja Apostólica é a igreja primitiva, fundada pelos apóstolos depois que Jesus ressuscitou e subiu ao Céu. A Igreja Apostólica era liderada pelos apóstolos, que ensinavam o que aprenderam de Jesus. Ao longo da História, várias igrejas diferentes se intitularam “apostólicas”.

Uma igreja apostólica é uma igreja liderada por apóstolos e/ou baseada no ensino dos apóstolos de Jesus. Apóstolo significa “enviado”. Durante seu ministério, Jesus escolheu doze apóstolos, que ele treinou pessoalmente para serem os fundadores de sua Igreja (Marcos 3:13-15). Depois da ressurreição e ascensão de Jesus, os apóstolos assumiram a liderança dos seguidores de Jesus.

Nos primeiros tempos da igreja, os apóstolos lideraram e formaram outros líderes, que também participavam do trabalho e das decisões. Alguns desses líderes eram chamados apóstolos, como Paulo, mas outros eram chamados presbíteros (Atos dos Apóstolos 15:6).

Alguns apóstolos foram mortos, mas a Bíblia não diz se foram todos substituídos ou se havia um limite de doze no número dos apóstolos.

Veja aqui: quem foram os doze apóstolos?

Igrejas que se chamam apostólicas

A igreja mais famosa que se chama apostólica é a Igreja Católica, cujo nome completo é a Igreja Católica Apostólica Romana. A Igreja Católica acredita que seus líderes são os herdeiros dos apóstolos, sendo o Papa o herdeiro de Pedro. Por isso, a Igreja Católica põe os ensinamentos desses líderes ao mesmo nível que o ensino dos apóstolos, o que é perigoso.

Várias outras igrejas se chamam apostólicas. Algumas são pentecostais, outras não. Mas praticamente todas as igrejas apostólicas partilham uma ou ambas essas caraterísticas:

  • Têm apóstolos – nomeiam apóstolos para liderar a igreja.
  • Tentam ser como a igreja primitiva – afirmam seguir o modelo e as crenças da igreja no seu início.

No entanto, como a Bíblia não dá muitos detalhes sobre o funcionamento da igreja primitiva, cada denominação que se chama “apostólica” interpreta como deve ser de forma diferente. Assim, as igrejas chamadas apostólicas podem ser muito diferentes umas das outras.