A Bíblia é o livro sagrado de todos os cristãos. É a palavra de Deus, que foi registrada por escrito para responder às grandes perguntas da humanidade e nos ensinar a viver (2 Timóteo 3:16-17). A palavra “Bíblia” vem do grego e significa “livro”. Antes de o nome “Bíblia” se tornar comum, era conhecida como “As Sagradas Escrituras”.
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
- 2 Timóteo 3:16-17
A Bíblia foi escrita por inspiração de Deus (2 Timóteo 3:16). Isso significa que Deus guiou os escritores para escrever exatamente o que era preciso da maneira correta.
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,
- 2 Timóteo 3:16
Os livros da Bíblia foram escritos por cerca de 40 pessoas diferentes ao longo de 1500 anos. Um leitor atento consegue notar a personalidade de cada escritor (por exemplo, Paulo é mais direto e João é mais amável) mas, ao mesmo tempo, há uma perfeita coerência entre todos os livros. Isso é porque Deus é o grande Autor da Bíblia e, como Ele é muito bom com palavras, Ele usou o estilo próprio de cada escritor para transmitir de maneira perfeita a verdade ao mundo.
Não há nenhum outro livro no mundo escrito como a Bíblia.
Os livros da Bíblia estão organizados por temas:
- Pentateuco (Gênesis até Deuteronômio) – conhecidos também como os livros da lei, são os primeiros 5 livros da Bíblia e contam sobre as origens da humanidade e da nação de Israel. Têm os Dez Mandamentos e as leis da Velha Aliança.
- Livros históricos (Josué até Ester) – contam os eventos da história do povo de Israel, desde sua chegada em Canaã até ser conquistado por outros povos.
- Poesia e livros de sabedoria (Jó até Cântico dos Cânticos) – poemas de louvor a Deus, ditados e conselhos úteis.
- Profecias (Isaías até Malaquias) – revelações que Deus deu a vários profetas sobre o futuro de Israel e seus vizinhos, a vinda de Jesus e o fim do mundo.
- Biografias/livros históricos (Mateus até Atos) – contam sobre a vida e as obras de Jesus e o início da igreja.
- Cartas (Romanos até Judas) – chamadas também de epístolas, são cartas que alguns dos apóstolos escreveram às igrejas para ensinar o fundamental sobre a vida com Cristo.
- Apocalipse – um livro profético escrito pelo apóstolo João, que fala sobre a revelação de Deus sobre o fim do mundo. Termina a Bíblia com um convite para aceitar Jesus e ir para o Céu (Apocalipse 22:17).
Veja também: