A idolatria ofende a Deus. Tudo que toma o lugar de Deus em nossa vida é idolatria. Só Deus merece adoração. O segundo mandamento proíbe a idolatria (Deuteronômio 5:8-10).
Idolatria na Bíblia
Os povos vizinhos de Israel adoravam ídolos, que são imagens de deuses. Eles acreditavam que os deuses moravam dentro das imagens e que podiam ser manipulados com rituais e sacrifícios. Muitos israelitas adotaram os ídolos e os rituais idólatras desses povos (Juízes 2:11-12).
Mas a Bíblia diz que só há um Deus, que é espírito e não pode ser representado por imagens nem objetos criados por homens (João 4:24). Deus não mora dentro de estátuas nem pode ser manipulado. Não existem outros deuses; quem acredita neles acredita em uma mentira.
A Bíblia mostra que adorar uma imagem é um ato ridículo. Um ídolo é só um objeto formado por uma pessoa. Não pode ver, ouvir nem falar, muito menos ajudar quem ora para ele! Adorar um ídolo é como adorar um pedaço de lenha – inútil (Isaías 44:16-17).
Veja aqui também: é bíblico adorar Maria e os santos?
Idolatria é só adorar imagens?
Não, idolatria não é só adorar imagens. Idolatria é adorar qualquer coisa que não é Deus. Quando alguma coisa ganha mais importância em sua vida que Deus, essa coisa se torna seu ídolo. Tudo pode se tornar um ídolo:
- Uma pessoa
- Um emprego
- Um passatempo
- Dinheiro
- Comida
- Bens materiais
Como evitar a idolatria?
Para evitar a idolatria, basta focar em Deus. Ponha sempre Deus em primeiro lugar (Deuteronômio 6:4-5). Ponha sua vida toda nas mãos de Deus. Um ídolo é uma coisa que controla sua vida mas Jesus veio para libertar. Você não precisa mais ficar escravizado pela idolatria. Ore pedindo a ajuda de Deus para ficar livre dos ídolos.